Como faço para escrever lembranças se apenas aparece a voz do personagem. Por exemplo, um homem vê os sapatos de alguém e lembra-se de uma frase da sua mãe. Eu uso flashback? Como eu monto essa cena?
Vanessa
Olá Vanessa,
se vamos ouvir somente a voz da mãe da personagem em princípio não deveríamos usar um flashback, porque iremos continuar na mesma cena, ou seja, no mesmo lugar e tempo.
O melhor, possivelmente, seria usar apenas uma voz sobreposta, ou Voz Off, (V.O.), eventualmente reforçando na descrição.
Poderia ser algo assim:
Vanessa observa o estranho de alto a baixo. O seu olhar fixa-se nos seus sapatos brancos, incongruentes com o resto da sua figura. Vem-lhe à memória o que a sua mãe, sempre tão crítica, diria naquela situação.
MÃE [V.O.]
Hmmm… Sapato branco em Janeiro, sinal de pouco dinheiro.
Sorri com a recordação, mas estende a mão ao homem.
VANESSA
Prazer em conhecer, sou a Vanessa.
Chamo a atenção para um aspeto importante: no exemplo dado, o comentário que introduzi no primeiro parágrafo de Descrição é dirigido ao leitor do guião, para tornar a situação mais clara, mas não tem uma transposição direta naquilo que o espectador vai ver no filme.
Aí, na narrativa audiovisual, a compreensão do que se passa vai depender apenas do som e do contexto da cena.
O risco, neste caso, é o espectador pensar que aquela Voz Off (V.O.) é apenas um pensamento da própria Vanessa, o que destruiria a nossa intenção.
Possivelmente esta solução de escrita funcionaria melhor se num momento anterior já tivéssemos visto a mãe a dizer esta frase, numa espécie de flashback sonoro, ou se a mãe tivesse uma voz ou uma dicção inconfundíveis, ou outra situação semelhante.
Conclusão
As soluções de escrita não são universais, fazem sempre parte do contexto da nossa estória, e têm que ser adaptadas a cada caso.
Devemos sempre tentar colocar-nos no lugar do espectador quando estamos a escrever: o que é que ele já sabe, o que viu e ouviu antes, o que está a ver e a ouvir neste momento, quais são as suas expectativas prováveis, etc.