Do fundo do baú: um guião do Inspector Max

Estive a remexer em trabalhos antigos, por causa de um projecto novo, e descobri um guião que escrevi para o Inspector Max. Trata-se do episódio 79, "O Circo da Morte", e é um dos  meus guiões favoritos de toda a série.

É bem representativo do estilo e espírito do Inspector Max, com as suas intrigas policiais relativamente simples, cruzadas com estórias familiares, e a participação do cão nos momentos chave da acção. Tem acção (a possível), algum humor, situações mais inesperadas do que o costume, personagens diferentes do comum e, quero crer, algum coração.

Curiosamente, como a produção e veiculação coincidiu com a minha estadia em Angola, nunca vi o episódio depois de produzido.

Neste caso tenho, simultaneamente, pena e satisfação por isso. Pena, porque é sempre interessante ver o objecto em que a nossa estória se torna quando deixa de ser apenas um guião no papel. Satisfação porque, neste episódio particular, devido às características do enredo, dos seus personagens, do ambiente em que se desenvolve, desconfio que me iria sentir muito desiludido com o resultado final.

Assim, fica na minha memória apenas a satisfação que me deu a escrever (apesar do prazo apertado, das limitações de décores e actores, das rescritas forçadas por limitações de produção, etc.)

O guião está disponível aqui  Inspector Max – O Circo (7075) para download, mas antes de o baixarem deixem-me fazer um aviso: não se guiem por esta formatação para escreverem os vossos próprios guiões.

O formato que usávamos nos episódios do Inspector Max era uma solicitação especial da produtora, e tinha algumas características muito próprias:

  • o alinhamento de todas as descrições de acção do lado esquerdo da página, e de todos os diálogos do lado direito;
  • a numeração, que inclui o número de episódio e o número de cena porque, frequentemente, cenas de episódios diferentes eram gravadas num mesmo dia (por exemplo "79/41" é a cena 41 do episódio 79);
  • os números das cenas parecem saltar para a frente e para trás, porque dávamos o mesmo número a cenas que estão partidas mas são em continuação (por exemplo, "79/38" seguida por "79/39" e depois novamente por "79/38");
  • a indicação dos dias de acção (por exemplo "dia 2 noite");
  • a indicação das mudanças de dia de acção (como "mudança de dia")
  • a indicação das elipses (como "passagem de tempo")
  • a indicação como exteriores de todos os locais que não fossem nos décores de estúdio, mesmo que fossem em interiores ("Ext. Armazém",  por exemplo).

Tendo tudo isto em atenção, penso que a leitura deste guião pode ser um exercício interessante para quem se interesse pela escrita para TV.

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7 comentários

  • Caro João Nunes,

    Este formato de guião é exactamente o mesmo formato que se usa na escrita de telenovela, por exemplo (pelo menos, que eu saiba, na NBP e T.G.Prod.) pelo que o seu entendimento não é assim tão descabido para quem escreva ou pretenda escrever este género de conteúdos.
    Aparentemente será um formato de guião derivado da escrita para teatro (origem que não foi possivel confirmar) e que terá sido adoptado pelas produtoras por facilitar a Produção, ao ser escrito a “duas colunas”.
    Tem contudo a desvantagem de poder levar – em certos casos – a que os actores apenas leiam a “novela” da direita e a produção apenas a da esquerda…

    Não será o formato ideal mas penso ser de uso generalizado nas produtoras nacionais, logo, saber lê-lo (tal como explicou) pode ser muito útil.

    Cumprimentos
    js

  • Uerbet Santos 26/11/2008   Deixe uma resposta a →

    Caro Max, o parabenizo pela iniciativa de expor tal formato para apreciação de joves e experientes roteiristas.

    Já escrevi roteiros de diversos formatos como sou oriundo do mercado publicitário o formato ameriacano em duas linhas parece o mais indicado. Apesar de gostar de esrever no estilo cinema. Mas na minha concepção, esse formato pode ser usado como referencia pois deixa claro tanto para jovens roteiristas quanto para produção e elenco que roteiro não tem lado, é um todo….

    Saudadções!!!

  • LILIANA ESTEVES 28/06/2011   Deixe uma resposta a →

    NUMA DAS SERIES EM K OS MIUDOS ESTAO A ALMOÇAR REFEICAO DO PRONTO A COMER..O PAI CHEGA A CASA,SENTA SE Á MESA E NAO LAVA AS MÃOS..ENTRETANTO O MIUDO MAIS NOVO VAI AO ECOPONTO E DESCOBRE AS EMBALAGENS NA RECICLAGEM,PEGA NELAS,E SENTA SE A MESA…TAMBEM SEM LAVAR AS MÃOS.. K FALTA DE HIGIENE. SE ESTAO A FAZER COMO VIDA REAL DEVIAM REPRESENTAR EM TUDO. SOU MÃE E ACHEI AQUELE PORMENOR HORRIVEL. É ASSIM K QUEREM ENSINAR AS CRIANÇAS? POR FAVOR.

  • Afonso Costa 31/05/2014   Deixe uma resposta a →

    Com que programa é que o guião do “Inspector Max” foi feito? Estou a escrever uma tele-novela e gostava de o usar.

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