O António-Pedro Vasconcelos é um dos realizadores portugueses que mais sabe de escrita de guião, tendo sido autor ou co-autor de quase todos os filmes que dirigiu. É por isso que as seguintes palavras suas na coluna semanal que tem escrito sobre a realização do filme "Call Girl" 1 têm um valor especial:
A direcção de actores começa na escrita dos diálogos. Podia acrescentar: num bom script, na invenção de um bom conflito, no desenho de um bom personagem. Call Girl é o primeiro script do Tiago R. Santos. Eu e ele trabalhámos dois anos na história, durante os quais ele foi escrevendo o argumento, versão após versão.
Um personagem como Maria (Soraia Chaves), por exemplo, deve muito aos extraordinários diálogos do Tiago.
Para o Tiago Santos, que além do mais também é membro da direcção da APAD, este elogio deve ser motivo de orgulho (merecido); para todos os restantes guionistas, é um reconhecimento do valor do nosso trabalho e um desafio para resultados cada vez melhores.
Bom Dia.
Gostaria de V/ apresentar alguns guiões que escrevo que poderiam resultar em pequenos filmes. Ou em alternativa pedia-vos que me indicassem nomes a quem me possa dirigir.
Sou actor de cinema e estou ao dispor de realizadores.