Como é fácil imaginar, já passei muitas horas sentado ao computador a criar, atualizar e escrever artigos para este blogue. As minhas motivações são diversas e vão desde a genuína vontade de ajudar uma nova geração de guionistas até à satisfação de ler as mensagens de agradecimento dos leitores. O fator ego também não é de desprezar.
Se acha que esse trabalho não tem sido em vão há algumas formas de me ajudar a continuá-lo. Lembrei-me de cinco maneiras muito simples para qualquer leitor dar a sua contribuição para o sucesso deste blogue, de forma a que este se vá consolidando como uma referência no pequeno nicho da escrita de argumentos em língua portuguesa:
- Visite o site regularmente para ler os novos artigos, que eu vou publicando com a regularidade possível. A maneira mais fácil de saber quando há novidades é assinar o feed RSS ou seguir-me no Tweeter @joaonunes. O autor que nunca conferiu as estatísticas do seu blogue que atire a primeira pedra;
- Deixe comentários aos artigos. Além de os enriquecer com novas ideias e perspetivas, isso contribui para o blogue subir no ranking do Google, e atrair novos leitores;
- Faça links do seu blogue ou site para o blogue, ou para artigos em particular. Uma vez mais, isso ajuda a subir no ranking do Google;
- Comece aqui as suas compras na Amazon UK, entrando a partir dos links que coloco para alguns livros de guionismo. Dessa forma eu receberei uma pequena percentagem do valor que gastar. Não é preciso comprar os livros que eu recomendo – se quiser comprar um cortarrelva, entre na mesma através de um dos meus links e depois faça uma busca a lawnmowers, que eu recebo também uma percentagem sobre isso.
- Faça aqui o lançamento mundial do próximo filme do Steven Spielberg. Se está em posição de o fazer, por favor contacte-me; sou todo ouvidos. Mas se tiver outra campanha publicitária mais pequena e achar que pode ser interessante falar com uns milhares de leitores interessados em guionismo, cinema e televisão, não hesite também. Com certeza chegaremos a um acordo interessante para ambas as partes.
Boas João Nunes,
Também dedico muitas horas ao meu blogue, por isso, compreendo muito bem o que está a dizer.
Como leitor assíduo do blogue (via RSS), gostei particularmente da sua honestidade, mas existe um ponto que me chamou atenção… “Faça links do seu blogue ou site para o blogue, ou para artigos em particular. Uma vez mais, isso ajuda a subir no ranking do Google;”. Certo, pedir não custa e só faz quem quer, mas penso que é pouco coerente, no mínimo troca-se!
No meu blogue, Filmes Portugueses, sempre que encontro um site/blog que possa interessar aos meus visitantes, e a mim também, faço um link para ele de livre e espontânea vontade, mesmo que o site em causa não linke para mim. Um exemplo disso foi com o seu blog, que linkei quase desde o inicio do projecto e apesar de você não linkar para mim eu mantive-o sempre devido à qualidade e relevância do seu conteúdo.
Na minha opinião nunca se pede a ninguém para linkar para nós quando nós não pretendemos fazer o mesmo, até porque, nem todos os links são bons para a nossa subida no ranking do Google.
Andei aqui a ver como é que você estava nas posições do Google e reparei que este já lhe deu a prioridade para a keyword João Nunes. Isso é muito importante, mas nada de outro mundo, visto que para a keyword João Nunes existe pouca concorrência.
O que você precisa para ter mais visitas é conseguir posicionar bem os seus artigos no Google, utilizando para isso diversas keywords. Andei a ver quais eram os seus plugins (*) e não encontrei um que é fundamental para fazer uma boa indexação no Google. O plugin chama-se All in One SEO e é muito simples de utilizar, basta fazer uma pesquisa e vai encontrar muita informação sobre ele.
(*) Não sei se já sabia isto, mas vou lhe explicar na mesma. Para ver os seus plugins basta escrever joaonunes.com/wp-content/plugins/ . Existe um grande problema em esta página estar visível a todos, pode sofrer um ataque ao blog com muita facilidade. Por isso aconselho a fazer o seguinte:
– Crie uma página html vazia com o nome index.html e coloque dentro da directoria plugins (/wp-content/plugins/).
Assim quando alguém digitar joaonunes.com/wp-content/plugins/ aparece uma página em branco. ;-)
Espero que não leve a mal este testamento.
Parabéns por este belíssimo blog e também pelas suas contribuições no Cinema Português!
Cumprimentos,
Edgar Marcelino
Parabéns pelo teu site, é claro, útil e pouco empertigado. Descobri-o no fim-de-semana e já o li mais ou menos de uma ponta a outra.
Obrigado Edgar, obrigado Pedro.
Pingback: Flashback do ano | joaonunes.com
Apreciei muito sua “Lista de Livros Para Oferecer a Guionistas”. Como seus demais artigos, esse também está “recheado” de informações valiosas. Que esse site possa ser duradouro, posto que é fonte permanente de consultas. Obrigada João Nunes!
Obrigado eu. Nem imagina como é bom ouvir palavras como as suas, especialmente em certos dias…
Pingback: João Nunes | joaonunes.com | Sete coisas coisas que pode fazer para ajudar o blogue | blogue, joaonunes.com, Media |