Favoritos: Filmes sobre argumentistas (Republicação)

Quantos filmes importantes já foram escritos em que os argumentistas tenham o protagonismo, ou pelo menos um papel central na intriga?

Sunset Boulevard

Ontem à noite, antes de adormecer, estava a pensar neste assunto premente (antes isto do que a gripe aviossuína ou a crise) e só consegui lembrar-me de cinco:

Que outros filmes os leitores acrescentariam a esta lista? Deixem as vossas sugestões nos comentários a este artigo.

Sugestões dos leitores:

Novas sugestões de leitores:

É impressão minha ou sempre que o protagonista é um argumentista os filmes têm qualidade acima da média? Já dava para fazer um pequeno festival de cinema; deixo a sugestão às Cinematecas de Portugal e Brasil.

Favoritos: Filmes sobre argumentistas (Republicação)

Este Artigo Tem 4 Comentários

  1. Cícero Soares

    Opa, dois já encabeçando a lista pra rever: The Player e In a Lonely Place.

  2. João Ramos

    Paris When It Sizzles e Stardust Memories

  3. Duarte Mata

    Hã…. “Midnight in Paris”, anyone? E quem tiver paciência para pesquisar sobre cada filme do Woody, perceberá, com certeza, que tipo de escritor é que ele interpretava. E como se puderam esquecer do “Le Mèpris” do Godard?! Para além de tudo, em “8 1/2” e na “Nuit Amèricaine” o protagonista era não só o realizador, como o próprio argumentista! E esses não se podem deixar mesmo de parte…

  4. Pedro

    The Deal, com William H. Macy e Meg Ryan. Muito acima da média.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.