6 excelentes guiões de 2018

Como acontece todos os anos por esta altura, começam a surgir na net excelentes guiões, publicados pelos próprios estúdios, como forma de promoção para os Globos de Ouro, Óscares e outros prémios. Como faço sempre (ver aqui, aqui e aqui, por exemplo), tentarei recolher aqui no blogue os links para os baixar. Começo por seis que se destacaram no ano que passou:

Roma Netflix

A maior parte dos guiões são em inglês, mas este ano o guião de Roma, um maravilhoso e delicado filme do Netflix, está também disponível na sua língua original, o espanhol. A minha recomendação, como sempre, é que os baixem o mais rapidamente possível, pois alguns destes links expiram depois da época dos prémios.

Se não quiserem esperar por outros artigos do blogue, podem encontrar uma lista muito completa neste site(https://gointothestory.blcklst.com/update-2018-award-season-screenplay-downloads-8-new-scripts-17-total-7417f3a809d9).

Estes artigos talvez lhe interessem

7 comentários

  • Celso Xavier 08/01/2019   Deixe uma resposta a →

    Oi João Nunes, tudo fixe. Eu sou brasileiro mas estou morando em Lisboa. Gostaria de saber se você conhece algum curso de guionismo bom por. Aqui?

    • Viva Celso, depende do tipo de curso: há desde cursos curtos introdutórios e workshops de verão, até cursos técnicos de 1 anos e mestrados universitários.

  • Este é o meu espaço favorito.

  • Sempre, quanta ausência.

  • mara Carvalho 11/02/2019   Deixe uma resposta a →

    ola,
    muito útil, de extrema importância pra quem quer aprender e ou aprimorar sua escrita.
    gostaria de saber como transformar texto em word para o Final Draft. Se ha alguma previsão de workshop de Joao Nunes no Brasil?

    • Viva Mara, obrigado pelas suas palavras simpáticas.
      Quanto às suas questões:
      – Para importar um documento do Word para o FD, deverá gravar o documento como .rtf. Depois abra-o no Final Draft. O programa vai perguntar se quer abrir como text ou script. Escolha script e todo o texto será importado para um novo documento. No entanto, depois terá de formatar manualmente todo o roteiro, pois é muito provável que o FD não reconheça os diferentes elementos: descrições, personagens, etc.
      – quanto a workshops no Brasil, gostaria muito de dar um, mas não está nada planeado ainda. Um dia em que venha a acontecer, será divulgado aqui no blogue.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: