Quer adaptar o grande romance americano?

The Great American Novel, o grande romance americano de William Carlos Williams, é uma das inúmeras obras de literatura, música, arte e até cinema que entraram no domínio público no dia 1 de Janeiro de 2019.

Já expliquei antes o que é o domínio público, por isso não me vou repetir aqui.

O que interessa saber é que, se quiser adaptar ou usar no seu trabalho alguma das obras constantes nesta lista, já o pode fazer sem receio de repercussões legais.

Entre os títulos disponíveis estão incluídas criações de grandes nomes de todas as artes, como Jane Austen, D.H. Lawrence, Jorge Luis Borges, Jean Cocteau, Aldous Huxley, Joseph Conrad, H.G. Wells, Edgar Rice Burroughs, M. C. Escher, Pablo Picasso, Wassily Kandinsky, Max Ernst, Stravinsky, Chaplin, Keaton, e Laurel & Hardy, entre muitos outros.

Keaton pendurado no relógio

No entanto, se quiser avançar com alguma adaptação, recomendo que obtenha informações adicionais sobre o domínio público, pois eu não sou advogado. Por exemplo, uma obra pode estar no domínio público mas as suas traduções para a nossa língua podem continuar protegidas por outros direitos.

O mesmo se passa com a música: Yes! We Have No Bananas pode já estar disponível enquanto composição, mas é provável que uma gravação específica dessa música, mais recente, ainda esteja protegida pelos direitos dos intérpretes e da editora.

De qualquer forma, a cada 1 de Janeiro que passa chegam mais boas notícias para os guionistas. Quem sabe começa aqui o seu “grande guião adaptado”…

Via: Open Culture

Fotografia de MILKOVÍ em Unsplash

Estes artigos talvez lhe interessem

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: