≡ Menu
Sabatina: 21-06-2008
piercing-right

A Saba­tina desta semana é dedi­cada aos escri­to­res de férias. Começo com um apa­nhado de 25 softwa­res para escrita, acom­pa­nhado por outros 100 recur­sos da inter­net, e mais um espe­cial para os por­tu­gue­ses.

Sigo com dois arti­gos muito inte­res­san­tes para quem escreve para tele­vi­são e cinema: um sobre o fun­ci­o­na­mento das salas de escri­to­res, o outro sobre como dar (e rece­ber) notas para as rees­cri­tas. Quem dera que todos os pro­du­to­res os lessem.

Con­ti­nuo com um artigo sin­té­tico sobre escrita efi­ci­ente, que de certa forma resume os indis­pen­sá­veis Ele­ments of Style (em .pdf) de Wil­liam Strunk, Jr..

E ter­mino com três arti­gos de ins­pi­ra­ção e um de puro gozo: como con­tar uma grande estó­ria; como desen­vol­ver ideias cri­a­ti­vas; a impor­tân­cia da ima­gi­na­ção (dis­curso de J.K.Rowling aos alu­nos de Har­vard); e a ver­são resu­mida do guião do último Indi­ana Jones, escrita por quem detes­tou o filme.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

1 comentário… add one

  • Jorge 17/09/2008, 16:28

    Caro
    João

    Para quando o regresso das sabatinas? Creio que não falo só por mim quando
    digo que fazem muita falta todas aquelas referências interessantes que nos
    propunha.

    Um abraço.
    Jorge.

Deixe o seu comentário