≡ Menu
Sabatina: 21-06-2008
piercing-right

A Saba­tina desta semana é dedi­cada aos escri­to­res de férias. Começo com um apa­nhado de 25 softwa­res para escrita, acom­pa­nhado por outros 100 recur­sos da inter­net, e mais um espe­cial para os por­tu­gue­ses.

Sigo com dois arti­gos muito inte­res­san­tes para quem escreve para tele­vi­são e cinema: um sobre o fun­ci­o­na­mento das salas de escri­to­res, o outro sobre como dar (e rece­ber) notas para as rees­cri­tas. Quem dera que todos os pro­du­to­res os lessem.

Con­ti­nuo com um artigo sin­té­tico sobre escrita efi­ci­ente, que de certa forma resume os indis­pen­sá­veis Ele­ments of Style (em .pdf) de Wil­liam Strunk, Jr..

E ter­mino com três arti­gos de ins­pi­ra­ção e um de puro gozo: como con­tar uma grande estó­ria; como desen­vol­ver ideias cri­a­ti­vas; a impor­tân­cia da ima­gi­na­ção (dis­curso de J.K.Rowling aos alu­nos de Har­vard); e a ver­são resu­mida do guião do último Indi­ana Jones, escrita por quem detes­tou o filme.

Acerca do autor: João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.

1 comentário… add one

  • Jorge 17/09/2008, 16:28

    Caro
    João

    Para quando o regresso das sabatinas? Creio que não falo só por mim quando
    digo que fazem muita falta todas aquelas referências interessantes que nos
    propunha.

    Um abraço.
    Jorge.

Partilhe aqui as suas ideias e experiência