Onde baixar guiões em espanhol

É muito fácil encontrar guiões em inglês na internet. Já publiquei muitos artigos com links para os baixar. Infelizmente, nem todas as pessoas dominam bem a língua inglesa, por isso perde-se uma parte do potencial pedagógico dessa partilha.

Guiões em português, por outro lado, são muito mais raros. Disponibilizo alguns na minha página de Recursos, e já liguei para outras fontes aqui no site. Mas as opções são bem mais escassas; por razões que não entendo bem, os produtores portugueses e brasileiros são avessos a essa partilha.

Uma opção alternativa, intermédia, são os guiões em espanhol. Conseguem encontrar-se alguns na net, e a maior parte dos leitores de português consegue, com mais ou menos esforço, entender o espanhol escrito.

Roma, de Alfonso Cuarón

Uma boa porta de entrada para este universo de possibilidades é esta página do blogue AprenderCine.com. Encontrará aí, entre muitos outros, alguns dos guiões candidatos aos prémios da academia espanhola de cinema, os Goya, nos anos mais recentes.

Encontrará lá muitos guiões para estudar, mas pode começar por baixar esta seleção:

Uma das opções mais interessantes disponibilizadas nessa página é um livro que, entre outros materiais, inclui os documentos da bíblia e dois episódios de El Ministerio del Tiempo, série de TV criada por Pablo e Javier Olivares.

A leitura desse livro pode ser uma boa inspiração para quem esteja a pensar candidatar-se ao concurso da Netflix e ICA.

Infelizmente não consegui encontrar versão em espanhol do guião vencedor dos Goya deste ano, o excelente Dor e Glória, de Pedro Almodóvar. Terão de ficar mesmo com a versão inglesa.

O Almodóvar ficou bonito na fotografia.
Onde baixar guiões em espanhol

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.