Aristides de Sousa Mendes

Baixe agora o guião de “Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus”

No sábado passado organizei uma pequena sessão de cinema para alguns amigos, para lhes mostrar o filme Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus. Foi com prazer que o revi também.

Aristides de Sousa Mendes

Vítor Norte é Aristides de Sousa Mendes

Apesar de sofrer das limitações de uma produção mais modesta do que a estória exigia (o dinheiro nunca chega…), acho que ficou bem simpático. É um filme fluente, de ritmo rápido, bem filmado, com uma estória emocionante construída à volta de um personagem muito forte, Aristides de Sousa Mendes. São  pontos positivos a seu favor e isso ter-lhe-á valido alguma simpatia do público, numa época em que poucos filmes portugueses a conseguem ganhar.

A projecção lembrou-me também que ainda não tinha publicado o seu argumento aqui no site. Chegou agora a altura de o fazer.

Baixe aqui o guião: O Cônsul de Bordéus (769)

A versão aqui publicada é a que serviu de base à produção. Foi reescrita por mim com base numa versão anterior, da autoria do co-realizador João Correia e do guionista António Torrado.

Aristides de Sousa Mendes

Um herói português

Penso que será uma leitura interessante para quem se interesse por guionismo. Mais interessante ainda se for acompanhada pelo visionamento do filme, já disponível em DVD. A comparação entre um e outro podem ensinar muito sobre todas as vicissitudes e transformações que um guião sofre até chegar ao grande ecrã.

Em última instância, mesmo que não se interesse pelo guião em si, ficará a conhecer a estória de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul português em Bordéus que, no verão de 1942, e durante a invasão de França pelos nazis, emitiu 30.000 vistos a judeus, desobedecendo directamente às ordens de Salazar. E só Deus sabe como esse herói português merece todas as homenagens que lhe possam ser feitas.

Aristides de Sousa Mendes

Aristides de Sousa Mendes

Baixe aqui o guião: O Cônsul de Bordéus (769)

Boa leitura.

Estes artigos talvez lhe interessem

8 comentários

Deixe a sua opinião ou comentário: