Workshop de guionismo

Estou a organizar um workshop de guionismo a decorrer em Setúbal durante o próximo mês de Maio. Quem estiver interessado em participar pode contactar-me através desta página. PROGRAMA DO WORKSHOP "A ESCRITA DO GUIíO" OBJECTIVOS através de uma combinação de 8 módulos teóricos e práticos de três horas transmitiremos as noções básicas da escrita de um guião para cinema ou televisão. Cada participante desenvolverá uma ideia própria e terminará o workshop com uma sinopse, a descrição de personagens e uma cena escrita. DATAS Dois fins de semana em data a marcar durante o mês de Maio. LOCAL Em Setúbal, possivelmente nas instalações do IPJ. NÚMERO DE PARTICIPANTES 15 VALOR Cem euros PRIMEIRO FIM DE SEMANA

  • Módulo 1 A IDEIA Descobrimos o que é um guião, como encontrar uma boa ideia, a importância do conflito, e a diferença entre story lines, pitches e sinopses. Trabalhamos em conjunto para encontrar uma ideia.
  • Módulo 2 OS PERSONAGENS Estudamos o protagonista, o antagonista, e os personagens secundários. Vemos como caracterizar e enriquecer os personagens, e como encontrar as suas vozes próprias. Fazemos uma entrevista ao herói da estória.
  • Módulo 3 A ESTÓRIA Estudamos os modelos de estrutura e aprofundamos o modelo em três actos. Analisamos os enredos principais e secundários, e a diferença entre outlines e tratamentos. Desenvolvemos uma estória com base na ideia encontrada anteriormente.
  • Módulo 4 PRÁTICA: ANÁLISE DE UM FILME Assistimos a um filme paradigmático dos conceitos apresentados, que seguidamente analisamos e discutimos. Explicamos o trabalho a desenvolver durante a semana – encontrar e desenvolver uma ideia própria.

SEGUNDO FIM DE SEMANA

  • Módulo 5 PRÁTICA: ANÁLISE DO TRABALHO DA SEMANA Ouvimos uma breve apresentação do trabalho desenvolvido por cada participante durante a semana, que depois comentamos e discutimos.
  • Módulo 6 OS DESAFIOS DA ESCRITA Analisamos os plot points e as estratégias para manter a estória em movimento. Descobrimos os desafios que se colocam ao guionista em cada um dos três actos, e as estratégias correctas para os superar. Propomos um novo exercício para casa: a reescrita da sinopse.
  • Módulo 7 AS ESTRATÉGIAS DA ESCRITA Analisamos o formato próprio do guião e vemos como lidar com descrições e diálogos. Descobrimos o que fazer e o que evitar na escrita das cenas, e as técnicas mais efectivas de escrita. Discutimos as diferenças na escrita para televisão e para cinema.
  • Módulo 8 PRÁTICA: ESCRITA DE UMA CENA Cada participante escreverá uma cena dialogada da sua própria estória, estando o monitor disponível para aconselhamento e sugestões. Terminaremos com algumas noções sobre a importância da rescrita e como apresentar projectos.

PÓS-WORKSHOP O monitor receberá por email as sinopses, descrições de personagens e cenas escritas por cada participante, e fará uma análise comentada de cada projecto.

Este Artigo Tem 6 Comentários

  1. Bernardo R.

    Ainda existem vagas para o curso?

  2. Sílvia

    Só fico triste que não haja mais destas iniciativas que caminhem em direcção ao “Norte”…

  3. Sérgio

    Boa tarde,
    Não me sabe dizer quais os wokshops de guionismo futuros que se irão realizar no Porto. Tudo que encontro na net realiza-se apenas em Lisboa.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.