OmmWriter é um software minimalista de escrita. A única coisa que faz é criar um ambiente relaxante em que a escrita possa surgir naturalmente, sem distracções nem impedimentos.
É uma espécie de WriteRoom (ou DarkRoom, no Windows), outro software com ambições semelhantes, e que eu uso regularmente. Mas OmmWriter tem um lado "new age" que o diferencia, e que fica bem explícito no seu próprio nome: "Omm", como nos mantras hinduístas.
A janela de trabalho de OmmWriter tem um fundo com uma fotografia de uma paisagem nevada. Se essa imagem não o fizer lembrar os filmes de vampiros "Deixa-me entrar" e "30 dias de noite" então é possível que tenha o efeito calmante pretendido. Se não tiver, há mais duas opções de fundo: com uma ligeira textura, e simplesmente branco.
Para ajudar ao efeito de tranquilidade, pode escolher entre sete fundos sonoros diferentes. Quem conhece o tipo de texturas sonoras que se costumam usar nos exercícios de meditação ou aulas de yoga sabe do que estou a falar; para quem esses ambientes constituam uma fonte de irritação, há sempre a possibilidade de os desligar.
As restantes opções também são minimalistas: três tipos de fontes (serifada, sem serifa e manuscrita); três tamanhos de letra; e a possibilidade de ouvir ou não um som especial para as teclas.
Pode ainda aumentar ou diminuir a zona de trabalho, mas as escolhas ficam-se por aí. Depois é só procurar as palavras certas para colocar na página.
Se precisa obrigatoriamente de escolher a fonte exacta, ou a cor perfeita para os seus textos; marcar negritos, itálicos ou sublinhados; introduzir tabelas, imagens, notas de rodapé, etc., então este não é o programa certo para si. Até porque as únicas opções para guardar o texto são no formato próprio do programa, ou em .txt. Esta segunda opção é mais recomendável por questões de compatibilidade futura: quando um dia não houver Word, ou Pages, ou OpenOffice, haverá sempre algum software que saiba ler texto simples (haja também hardware que saiba ler o suporte onde o gravámos, mas isso é outra conversa…).
Se, pelo contrário, quer apenas um programa bonito, rápido e simples para registar as suas ideias (e o seu computador é um Mac, pois OmmWrite só existe nessa plataforma) então vale a pena ir ao site http://www.ommwriter.com/ e baixar a versão beta. Até porque o programa é gratuito.
OmmWrite não é para todas as pessoas, nem para todos os projectos. Eu próprio não tenho a certeza se, daqui a uns dias, não vou estar enjoado de sons de grilos e acordes de harpas, e com saudades do estilo "Matrix" de WriteRoom. Mas num mundo em que o excesso de informação nos cerca e pressiona a toda a hora, é louvável que ainda haja quem acredite na velha máxima funcionalista do "less is more" e lhe consiga dar uma nova interpretação.
Boa dica!
Pingback: JOÃO NUNES | George R. R. Martin | Como George R. R. Martin escreve tanto | escrita, George R.R. Martin, guião, roteiro, software, técnica |