O mapa dos sonhos de Inception

inception dream layers map: Agora que saiu Inception em DVD este esquema retirado do shooting script do próprio argumentista e realizador Christopher Nolan pode ser útil. Mais ou menos…

(Via NYMag)

Este Artigo Tem 2 Comentários

  1. Cícero Soares

    Curioso, João. Duas semanas atrás, um colega de curso (do Jorge Furtado) me mostrou o livro onde foi publicado esse mapa. Pena que só o vi de relance.

    Mas só de ver assim tão rapidamente, duas coisas não deixaram de me escapar: a mudança dos sonhadores na segunda e terceira camadas (cuja razão logo se tornou óbvia); e o fato de um “kick” que subtraísse o Saito do limbo estar ausente do esboço. (Hum, vendo melhor, aquelas interrogações no canto superior à direita, nas linhas do sonho do Yusuf e da, hum, realidade do 747, talvez sejam indicativas dessa função, não?)

    Ou não. Quer dizer, vai saber quando o Nolan se decidiu em maquinar a polêmica em torno da cena final, vai saber. (Pena também que boa parte das anotações encontra-se um tanto ilegíveis.)

    De qualquer forma, é útil sim, mas como um daqueles documentos de pesquisa com o qual matamos um pouco mais (ou menos…rs.) a nossa curiosidade acerca do “work in progress” da criação do Nolan como argumentista.

    1. João Nunes

      Eu não diria que é útil, mas não deixa de ser curioso como forma de entrever os mecanismos do pensamento criativo de autores que admiramos.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.