Avançar para o conteúdo

Lançamento do Programa de Formação de Roteiristas do b_arco

    O Centro Cultural b_arco promove uma conversa entre o roteirista Aleksei Abib e o escritor e também roteirista Marçal Aquino. O evento, no dia 25 de fevereiro, marcará o lançamento do Programa de Formação de Roteiristas e Desenvolvimento de Projetos 2015.

    Nos anos anteriores o b_arco contou com a presença de nomes conhecidos como o consultor internacional Miguel Machalski, o ator e diretor João Miguel, assim como o roteirista Bráulio Mantovani. Veja o texto de apresentação:

    *Dando continuidade ao projeto iniciado em março 2014, o Programa tem o objetivo de oferecer ao mercado audiovisual uma opção de formação e instrumentalização para roteiristas iniciantes e experientes.

    Neste semestre, os cursos serão mais uma vez ministrados por renomados roteiristas brasileiros e estrangeiros de cinema e TV como Aleksei Abib, Ricardo Tiezzi, Thelma Guedes, o franco argentino, Miguel Machalski e o norte-americano Alan Kingsberg. Haverá também uma aula especial a todos aqueles inscritos no Programa, em que se discutirá o mercado audiovisual com Andrea Barata Ribeiro e Marcia Vinci da O2 Filmes.

    Os cursos que integram a programação pretendem atender tanto roteiristas iniciantes que estão começando a descobrir sua forma de narrativa, quanto roteiristas profissionais interessados em agregar qualidade aos seus projetos. O Programa oferece opções para formação em roteiro de cinema e TV, além de cursos complementares. O aluno tem a opção de fazer a formação completa ou escolher módulos independentes de acordo com seu nível de conhecimento, interesse e disponibilidade.

    Marçal Aquino é roteirista e escritor. Escreveu livros como O Invasor e Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios, ambos transformados em roteiro para filmes dirigidos por Beto Brandt. Como roteirista também escreveu as séries Força Tarefa e O Caçador, exibidas pela Rede Globo, assim como participou na criação dos longa-metragem O Cheiro do Ralo e Nina, ao lado de Lourenço Mutarelli e Heitor Dhalia. É autor de livros como O amor e outros objetos pontiagudos (vencedor do Prêmio Jabuti em 2001), As Fomes de Setembro e Cabeça a Prêmio, entre outros. Em 2011, foi consultor do 4º Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, a convite do Sundance Institute (Utah, EUA).*

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.