O site Screencraft, um dos mais ativos sobre guionismo na net, publicou um artigo com a sugestão de dez guiões que qualquer guionista deveria ler e estudar.
Todos os títulos sugeridos são verdadeiros clássicos, com o qual poderemos aprender muito em termos de dramaturgia e narrativa. Alguns deles, inclusive, já tinham sido sugeridos por mim num artigo semelhante que aqui publiquei há algum tempo.
A lista é esta:
- Chinatown
- Dances with Wolves
- Psycho
- Die Hard
- Casablanca
- The Godfather
- Network
- The Apartment
- Forrest Gump
- Silence of The Lambs
Note-se que alguns destes guiões têm estilos de escrita entretanto caídos em desuso, pois provêm de épocas e circunstâncias muito distintas. Isso não diminui em nada o seu valor como material de estudo.
Baixe-os, leia-os e analise-os com atenção. Veja como estes grandes autores apresentam os personagens e descrevem locais e ambientes com economia e elegância; como conseguem manter e fazer crescer a tensão e o ritmo, entre as cenas e dentro delas; como nos fazem visualizar as diferentes acções; como criam diálogos que soam absolutamente naturais apesar de serem altamente estilizados; como resolvem as questões de estrutura das suas estórias.
Poderia escrever-se todo um manual de guionismo apenas com base nestes dez exemplos. Leia o artigo completo, (em inglês) e encontre os guiões aqui.