Casa das Histórias

Programa completo do festival A Quatro Mãos 2019

Conforme referi anteriormente, a segunda edição do festival de escrita audiovisual A Quatro Mãos 2019 vai decorrer entre 22 e 24 de Novembro, em Cascais. O seu programa completo foi hoje divulgado, e inclui oficinas, palestras e debates de muito interesse.

Pode consultar o programa do A Quatro Mãos no site do evento, mas gostaria de destacar quatro iniciativas que me atraem particularmente:

  • Da Criação ao Guião: workshop com Doc Comparato, nos dias 22, 23 e 24 – Um workshop intensivo dividido em três sessões, que oferece aos participantes a oportunidade de analisar detalhadamente os elementos essenciais na construção de um guião, tais como o conflito dramático, personagens, acção e unidade dramática e tempo, e ainda incentivar a sua criatividade através de conselhos práticos. Adaptado do seminário internacional de Doc Comparato, esta é uma oportunidade de formação que pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para se lançarem na escrita de qualquer formato de guião.
  • Pitch Me!: sessão de pitching com Luís Campos no dia 22 – Apresentação dos 5 projectos selecionados na sessão de pitching #1, a 29 de Junho, na Fundação Portuguesa das Comunicações, integrada no Preview A Quatro Mãos 2019. Os autores dos cinco projectos farão uma apresentação do estado de evolução dos seus guiões, após terem integrado o Programa de Desenvolvimento de Escrita, coordenado por Luís Campos. (Nota: fiz parte do júri desta iniciativa, por isso tenho um interesse muito particular em ouvir os pitches finais dos projetos seleccionados).
  • VR / AR – storytelling virtual: debate com João Monsanto, Tiago Loureiro no dia 23 – Quais os caminhos que as novas tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada podem abrir a novos autores com ideias que pretender ir além da bidimensionalidade do ecrã? Convidámos dois profissionais que dedicam a sua carreira a explorar as potencialidades de contar histórias que se ocultam em mundos virtuais.
  • Immersive Experiences: masterclass com David Bradshaw no dia 24 – David Bradshaw partilhará a sua experiência como produtor de experiências imersivas para a BBC Studios, International Labour Organization (Nações Unidas), Peruvian Amazon Corridor Trust (PACT), passando ainda pela sua experiência como produtor do videojogo em realidade virtual, Doctor Who: The Edge of Time.

Se decidir comparecer ao festival A Quatro Mãos, o que recomendo vivamente, não hesite em abordar-me para falarmos um pouco sobre a experiência.

Estes artigos talvez lhe interessem

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: