O guião de “Joker” já está disponível online

Se gostou do Joker e se interessa por escrita, é provável que tenha estado à espera da disponibilização do guião na net.

Tenho boas notícias para si: JOKER – an origin escrito por Todd Phillips & Scott Silver, já pode ser encontrado aqui e baixado diretamente aqui.

(Nota: o texto que segue tem alguns SPOILERS – não leia se isso for problema para si).

O guião agora disponível é uma versão de 13 de Abril de 2018, portanto de apenas cinco meses antes do início das filmagens. Apesar disso, tem bastantes diferenças em relação ao filme exibido nos cinema.

As mudanças mais notórias estão na conclusão da trama com Sophie, que me parece bastante diferente do que recordo do filme, o final nas ruas e as últimas cenas no hospital.

O clímax do filme, situado no programa televisivo de Murray Franklin, é essencialmente igual, com as diferenças que seriam de esperar ao colocar no mesmo palco dois grandes atores como Robert de Niro e Joaquin Phoenix.

Outras cenas marcantes, como a da morte dos três yuppies no metro, e a do violento assassinato de Randall, em que o anão Gary é poupado, são tal e qual as lembro. Contudo, necessitarei rever o filme para o confirmar.

Joker já ultrapassou em muito a barreira do bilião de dólares de bilheteira em todo o mundo, tornando-se o filme com classificação R (para maiores de 17, nos EUA) que mais faturou na história do cinema.

Independentemente da sua opinião do filme, o JOKER – an origin de Todd Phillips & Scott Silver, é um excelente guião que merece ser lido por qualquer estudante de cinema que domine a língua inglesa (via: Update or Die).

Se quiser outra versão da história de origem do Joker, pode ler aqui a versão final do script do Batman de 1989, de Sam Hamm e Warren Skaaren, realizado por Tim Burton (via: cinephilia and beyond).

Para ler uma análise dramatúrgica de outro confronto cinematográfico entre o cavaleiro das trevas e o seu arqui-inimigo Joker, pode ver este artigo anterior.

O guião de “Joker” já está disponível online

Este Artigo Tem 2 Comentários

  1. Excelente!
    Vou prepara uma materia sobre o Joker e citar o seu site como fonte!

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e publicitário que divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal. Conta com mais de 3000 páginas de guiões produzidas sob a forma de longas metragens, telefilmes, e dezenas de episódios de séries de televisão.