Vou ser jurado do Pitch Me! 2019

Até ao próximo dia 16 de Junho vou ter o prazer de avaliar os projetos que se candidatarem ao Pitch Me! 2019 – Programa de Desenvolvimento de Escrita Para Cinema e Audiovisual.

Este programa é uma iniciativa do Festival A Quatro Mãos, organizado pela Academia Portuguesa de Cinema.

Destina-se a apoiar um mínimo de seis projetos de desenvolvimento e escrita de guiões, apresentados diretamente pelos autores, sem necessidade de envolver produtoras ou financiadores.

É uma honra ter sido convidado a fazer parte do júri. Espero poder contribuir, dessa forma, para dar a conhecer algumas obras e guionistas que de outra forma teriam mais dificuldade em se afirmar.

Como funciona o Pitch Me!

Segundo o Regulamento, o Pitch Me! é “dirigido a autores, guionistas e aspirantes com projectos de guião em fase inicial, interessados em integrar um programa de desenvolvimento e apoio à escrita para Cinema e Audiovisual”.

Tem como objectivo “incentivar o desenvolvimento e formação de profissionais ligados à escrita para Cinema e Audiovisual em Portugal, oferecendo uma estratégia de acompanhamento de escrita personalizada de acordo com as especificidades de cada projecto seleccionado.

Os guionistas interessados podem apresentar as suas ideias até dia 16 de junho. Serão seleccionados não menos de seis projetos – duas longas-metragens, duas curtas, e duas séries – para uma sessão de Pitching no dia 29 de junho, durante o Preview do Festival.

Recordo que pitching é a apresentação e defesa ao vivo de projetos a um grupo de pessoas que pode, de alguma forma, ajudar a concretizá-los.

Neste caso, após as apresentações, o júri de seleção final escolherá um mínimo de três projectos para integrarem o Programa Pitch Me!.

Estes projetos seleccionados serão alvo de uma estratégia personalizada de acompanhamento de escrita, que poderá passar por diversas fases:

  • plano de mentoria/acompanhamento de escrita;
  • sessões de script doctoring com profissionais;
  • auxílio à participação em mercados internacionais;
  • residência artística/retiro criativo;
  • apoio à tradução;
  • e até apoio financeiro, entre outros.

Infelizmente, por motivos de ausência de Portugal, não poderei participar no júri presencial. Mas será certamente muito estimulante poder trabalhar com algumas pessoas muito talentosas, incluindo alguns amigos de longa data, nesta fase inicial de pré-seleção.

Regulamento e inscrições

Poderão baixar o Regulamento no site oficial, aqui.

Resumo de seguida o mais importante a reter (este resumo não substitui a leitura integral do Regulamento):

  • São elegíveis autores maiores de 18 anos, de nacionalidade Portuguesa ou com residência oficial em Portugal, com projectos de ficção ou documentário, em formato de longa-metragem, curta-metragem ou série.
  • A candidatura é realizada através do preenchimento do formulário de candidatura, e deverá incluir os seguintes elementos:
    • Sinopse
    • Tratamento
    • Nota de intenções
    • Biografia resumida do autor (e da entidade produtora, se aplicável)
  • Cada candidato poderá submeter no máximo 2 projectos até ao prazo limite de candidatura de 16 de Junho de 2019, às 23:59.
  • Serão seleccionados até dia 21 de Junho de 2019 os 6 projectos com melhor classificação (2 de longa-metragem, 2 de curta-metragem, 2 de série).
  • Os candidatos seleccionados terão uma semana para preparar a sua apresentação na sessão de Pitching #1, no dia 29 de Junho de 2019, em Lisboa.
  • Os projectos seleccionados receberão, ao longo de 5 meses, um acompanhamento personalizado para cada projecto, para estarem preparados para a sessão de Pitching #2, que terá lugar em Novembro, em Cascais.
  • Nessa sessão os os autores terão a oportunidade de apresentar os projectos de guião desenvolvidos perante um público de produtores, distribuidores e diversos profissionais da indústria cinematográfica e audiovisual, criando as condições para possíveis aquisições, parcerias, etc.
  • Quaisquer dúvidas sobre o processo de candidatura, elegibilidade dos candidatos ou outras questões relacionadas com o Programa, deverá enviar email para pitch@aquatromaos.pt ou telefonar para: 213470644.

Importante: Se este resumo lhe interessou, por favor leia o Regulamento completo, pois há muitos detalhes que aqui deixei de fora.

Site: Pitch Me! 2019

Estes artigos talvez lhe interessem

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: