Avançar para o conteúdo

Grandes Diálogos: American Beauty

    Kevin Spacey tem estado no olho do furacão, depois das polémicas alegações de diversos casos de assédio sexual e abuso de posição dominante ao longo da sua carreira.

    Recentemente foi considerado inocente de todas essas acusações, em dois julgamentos bastante mediáticos, o que talvez signifique que a sua reabilitação como ator poderá estar para breve.

    Independentemente do que este caso ainda venha a revelar, ou não, o cinema é uma arte colaborativa e as possíveis prevaricações de um dos seus praticantes não deveriam levar-nos a ignorar a arte de todos os outros.

    É nesse sentido que, nesta edição de Grandes Diálogos, decidi destacar a cena final de American Beauty, um filme que no ano 2000 ganhou cinco Óscares, incluindo o de Melhor Ator para Kevin Spacey, e de Melhor Argumento Original, para o grande Alan Ball.

    Leia e estude esta cena memorável como homenagem ao trabalho excelente de toda uma equipa e à escrita magnífica do guionista; o mérito é todo dele, os defeitos são da minha tradução.

    INT. CASA DOS BURNHAM – COZINHA – MOMENTOS DEPOIS

    (…)

    Algo chama a atenção a Lester e ele estende a mão para…

    CLOSE numa FOTOGRAFIA emoldurada enquanto Lester a agarra: é a foto que vimos anteriormente dele, de Carolyn e de Jane, tirada há vários anos num parque de diversões. É surpreendente o quão felizes os três parecem.

    Lester atravessa até à mesa da cozinha, onde se senta e estuda a foto. De repente, parece mais velho, mais maduro… e depois sorri: o sorriso profundo e satisfeito de um homem que acaba de entender a piada de uma anedota que ouviu há muito tempo atrás…

    LESTER [CONT’D]

    Meu, ó meu…

    (suavemente)

    Meu, ó meu, ó meu…

    Após um momento, o cano de uma ARMA surge atrás da sua cabeça, apontado para a base do seu crânio.

    ÂNGULO SOBRE um arranjo de ROSAS recém-cortadas num vaso no balcão oposto, vermelho profundo contra a PAREDE DE AZULEJOS BRANCOS. De repente, ouve-se um TIRO, ECOANDO de forma anormal. Instantaneamente, o azulejo é borrifado com SANGUE, o mesmo vermelho profundo das rosas.

    INT. CASA DOS BURNHAM – HALL DE ENTRADA – MOMENTOS DEPOIS

    Ricky desce as escadas, seguido por Jane.

    INT. CASA DOS BURNHAM – COZINHA – MOMENTOS DEPOIS

    Ricky abre a porta da sala de jantar e depois pára. Jane aparece atrás dele.

    JANE

    Oh meu Deus.

    O PONTO DE VISTA deles: uma poça de sangue está a formar-se na mesa da cozinha.

    Ricky entra na cozinha e aproxima-se lentamente do corpo sem vida de Lester, de olhos arregalados mas não com medo. Jane segue-o, em choque. Ricky ajoelha-se, observando o rosto QUE NÃO VEMOS de Lester… depois sorri, muito ligeiramente.

    O PONTO DE VISTA dele: Lester olha para nós; os seus olhos estão sem vida, mas está a sorrir com o mesmo sorriso ligeiro.

    RICKY

    (sussurro impressionado)

    Uau.

    LESTER [V.O.]

    Sempre ouvi que toda a tua vida passa à tua frente no segundo antes de morreres.

    EXT. CÉU – DIA

    Estamos a VOAR sobre um cobertor branco de nuvens.

    LESTER [V.O.]

    Em primeiro lugar, esse único segundo não é realmente um segundo, estica-se para sempre, como um oceano de tempo…

    EXT. BOSQUE – NOITE

    A PRETO E BRANCO: Lester de onze anos olha para cima, apontando excitado para:

    O PONTO DE VISTA dele: um PONTO DE LUZ atravessa um céu incrivelmente estrelado.

    LESTER [V.O.]

    Para mim, era estar deitado de costas no acampamento dos Escoteiros, a observar estrelas cadentes…

    INT. CASA DOS BURNHAM – QUARTO DE JANE – NOITE

    Ricky e Jane estão enrolados na cama da Jane, vestidos. OUVIMOS um TIRO vindo de baixo. Eles olham um para o outro, alarmados.

    EXT. RUA SUBURBANA – ENTARDECER

    A PRETO E BRANCO: Árvores de bordo no outono. FOLHAS ESPECTRAIS caem lentamente para o pavimento.

    LESTER [V.O.]

    E folhas amarelas, das árvores de bordo que se alinhavam na minha rua…

    INT. CASA DOS BURNHAM – CASA DE BANHO DE SERVIÇO – NOITE

    Angela está em frente ao espelho, a retocar a maquilhagem. OUVIMOS o TIRO novamente. Angela vira-se, assustada.

    INT. CASA SUBURBANA – DIA

    A PRETO E BRANCO: CLOSE de mãos de mulher idosa e enrugada enquanto abotoam um cardigan.

    LESTER [V.O.]

    Ou as mãos da minha avó e a forma como a pele dela parecia papel…

    EXT. CASA DOS BURNHAM – NOITE

    Carolyn caminha lentamente em direção à PORTA VERMELHA, encharcada até aos ossos, segurando a sua MALA com força. OUVIMOS o TIRO novamente.

    EXT. SUBÚRBIO – DIA

    A PRETO E BRANCO: um PONTIAC FIREBIRD DE 1970 na entrada de uma casa suburbana. O REFLEXO DO SOL no pára-brisa BRILHA INTENSAMENTE.

    LESTER [V.O.]

    E a primeira vez que vi o novo Firebird do meu primo Tony…

    INT. CASA DOS FITTS – GABINETE DO CORONEL – NOITE

    O Coronel entra, molhado. Está a usar LUVAS DE LÁTEX. SANGUE cobre a frente da sua camiseta. Caminha de um lado para o outro em frente a uma das suas CAIXAS DE ARMAS; a PORTA DE VIDRO está aberta e uma arma está notoriamente em falta no interior.

    INT. CASA DOS BURNHAM – CORREDOR – NOITE

    A PRETO E BRANCO: Jane abre a porta do seu quarto, olhando para nós.

    LESTER [V.O.]

    E a Janie…

    EXT. CASA SUBURBANA – ENTARDECER

    A PRETO E BRANCO: uma porta abre-se para revelar a JANE DE 4 ANOS, vestida para o Dia das Bruxas num traje de princesa, erguendo ao alto uma VELA DE FAÍSCAS e sorrindo timidamente para nós.

    LESTER [V.O.]

    E a Janie…

    INT. CASA DOS BURNHAM – QUARTO DE CASAL – NOITE

    Carolyn entra, aterrada, ainda segurando a MALA. Fecha a porta e tranca-a, depois retira a GLOCK 19 da sua mala. Abre a porta do armário e enfia a arma num CESTO DE ROUPA SUJA. Então, de repente consciente do cheiro de Lester, agarra o máximo de roupas dele que consegue e puxa-as para si, enterrando o rosto nelas. Afunda-se de joelhos, arrastando várias peças de roupa consigo e começa a chorar.

    EXT. PARQUE DE DIVERSÕES – NOITE

    A PRETO E BRANCO: uma versão mais jovem de Carolyn está sentada de frente para nós num CARROSSEL DE CHÁVENAS, RINDO incontrolavelmente enquanto torce o volante à sua frente, fazendo-nos GIRAR ainda mais rápido.

    LESTER [V.O.]

    (com amor)

    E… Carolyn.

    EXT. PARQUE DE ESTACIONAMENTO – DIA

    NO VÍDEO: estamos a assistir ao vídeo que Ricky mostrou a Jane anteriormente, do SACO DE PLÁSTICO BRANCO vazio a ser soprado pelo vento. O vento leva-o a dar voltas ao nosso redor, às vezes agitando-o violentamente, ou, sem aviso, fazendo-o voar para o céu e depois deixando-o flutuar graciosamente até ao chão…

    LESTER [V.O.]

    Acho que poderia estar bastante chateado com o que aconteceu comigo… mas é difícil ficar zangado quando há tanta beleza no mundo. Às vezes sinto que estou a ver tudo de uma vez e é demais, o meu coração enche-se como um balão prestes a explodir…

    EXT. – TRILHA DO ROBIN HOOD – DIA

    Estamos a VOAR novamente sobre a Trilha do Robin Hood, SUBINDO DEVAGAR.

    LESTER [V.O.]

    …e depois lembro-me de relaxar e parar de tentar segurá-lo e então flui através de mim como chuva e eu não consigo sentir nada além de gratidão por cada momento estúpido da minha pequena vida…

    (divertido)

    Não fazes ideia do que estou a falar, tenho a certeza. Mas não te preocupes…

    FADE PARA PRETO.

    LESTER [V.O.] [CONT’D]

    Um dia entenderás.

    Veja aqui a cena original:

    Leia o guião completo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.