Veja Cinema português!

Agora que as salas de cinema estão a reabrir, a Academia Portuguesa de Cinema lançou um spot promocional convidando os espectadores nacionais a ver cinema português.

Veja cinema português.

A mensagem é transmitida pelas palavras daqueles que fazem do nosso cinema a sua vida: os produtores, os realizadores, os atores, os artistas e os técnicos de todos os sectores da produção audiovisual.

Destas vez os argumentistas não foram esquecidos; estou lá eu a representá-los, aos 16 segundos, a falar de “sonhar com imagens, pessoas, lugares, palavras e sons, com estórias que nunca vimos“. Basicamente, um resumo do que faço todos os dias.

Deixo aqui a transcrição do texto e um apelo sentido: faça as pazes com o cinema português. Vá ao cinema, em segurança, ver filmes portugueses.

Porque nada substitui as nossas estórias, os nossos filmes, as nossas séries…

As salas de cinema vão finalmente reabrir. Vamos poder finalmente estar de novo ali, naquela escuridão mágica, a sonhar.

A sonhar com imagens, pessoas, lugares, palavras e sons, com estórias que nunca vimos. E muitas dessas estórias vão ser as nossas estórias, contadas nos nossos filmes, os filmes portugueses.

Filmes a que dei a fotografia; onde eu dei o meu melhor, 12 horas por dia; seis dias por semana, durante semanas a fio.

Filmes que ocuparam a minha vida durante meses; por vezes, durante anos.

Filmes para compor músicas e canções; que eu misturei; que eu fiz o casting; e que eu captei o som.

O filme que estou há um ano e meio a editar; que eu maquilhei; que eu imaginei; que eu vesti; que eu interpretei; e eu desempenhei; e eu; e eu também.

Muitos desses filmes só esperam a reabertura das salas de cinema para poder estrear. Por isso, o convite fica feito: quando as salas abrirem, contamos convosco, no escurinho e na magia do cinema, para ver tudo o que criámos para si.

Porque nada substitui as nossas estórias, as nossas séries, os nossos filmes, feitos em Portugal, por portugueses, para si, com muito amor.

Estamos consigo, e agora também poderá estar connosco. Vá ao cinema, em segurança, para ver filmes portugueses.

Veja Cinema português!

Veja Cinema português!

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.