O software de escrita Arc Studio Pro é grátis durante a pandemia.

Os criadores de um dos softwares mais recentes de escrita de guião, o Arc Studio Pro, decidiram dar a sua contribuição social neste momento difícil e tornaram o programa gratuito por um período não definido.

Este programa ainda não me tinha chamado a atenção, mas depois de ler uma notícia sobre esta oferta temporária decidi experimentá-lo. Depois de alguns testes iniciais, a minha primeira opinião é muito positiva, e posso recomendá-lo[1].

Características do programa

O Arc Studio Pro é uma versão aparentemente mais simples dos programas de referência neste segmento, como o Final Draft, o Scrivener, o recente WriterSolo ou o Higland2. Mas essa maior simplicidade até pode ser uma vantagem em relação aos programas referidos, que podem ser um pouco assustadores para os novos utilizadores.

Para usar o programa deverá registar-se no site, podendo começar a escrever aí mesmo. No entanto, se preferir escrever no seu computador, ou precisar de trabalhar offline, pode também baixar aplicativos para as plataformas Mac e Windows.

Funcionalidades

Debaixo da sua aparente simplicidade, o Arc Studio Pro oferece todas as funções básicas necessárias para escrever um guião, e ainda mais algumas opções muito originais.

Os seus criadores resumem-nas em seis pontos principais:

  1. Escrita focada – um interface simples e elegante, automatizado, sem distrações desnecessárias.
  2. Modo de cartões – um modo de planeamento de escrita por cartões, muito bem implementado.
  3. Modo de arco – uma forma original de visualizar a evolução dramática da estória.
  4. Escrita colaborativa – a possibilidade de convidar outras pessoas a colaborar interativamente no guião.
  5. Máquina do tempo – cópias automáticas permitem perceber todo o histórico de alterações e recuperar, total ou parcialmente, versões antigas do guião.
  6. Gestão eficaz de comentários – a forma como são guardados e respondidos os comentários dos convidados é muito elegante e eficaz.
Modo de arcos – uma opção de visualização interessante.

Muito importante também, o aplicativo importa e exporta documentos nos formatos mais comuns da indústria: Final Draft, fountain e pdf. Quem decidir apostar nop Arc Studio Pro não vai ficar preso num formato nativo estranho.

Os criadores do programa não sabem dizer quanto tempo ele permanecerá gratuito, e não indicam que valor virá a ter depois. Mas comprometem-se a libertar os guiões que tiverem sido escritos durante este período; ninguém perderá o trabalho feito se depois não quiser pagar o programa.

Conclusão

A minha recomendação de programa de escrita de guião/roteiro tem sido, nos últimos tempos, o WriterSolo, que também é gratuito[2] e oferece muitas opções profissionais. No entanto, este Arc Studio Pro tem um interface elegante, funcionamento muito intuitivo e algumas opções de planeamento de estória bastante interessantes.

Ainda não tive muito tempo para brincar com este programa, mas como o processo de importação e exportação parece funcionar muito bem, reduzindo on meu risco, tenciono usá-lo no próximo projeto.

Se quiser experimentar um programa simples mas rico de opções, este Arc Studio Pro pode ser uma boa opção. Não tem nada a perder, e pode ser uma maneira útil de ocupar o seu tempo durante a pandemia.

Notas de Rodapé

  1. Pelo menos enquanto for gratuito.[]
  2. Na realidade, o WriterSolo é “pague o que quiser”, com opção de pagar zero.[]
O software de escrita Arc Studio Pro é grátis durante a pandemia.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.