A Academia Portuguesa de Cinema realiza mais um encontro Sophia Estudante e convidou-me para dar uma Master Class sobre escrita audiovisual. A sessão decorrerá em Albufeira, em 4 de Março próximo, às 10:00, no Auditório Municipal de Albufeira.
A Academia Portuguesa de Cinema escolheu como fio condutor para as suas ações em 2023 o tema “O Ano de Todas as Histórias”. Por isso o Sophia Estudante deste ano será dedicado à escrita audiovisual, tal como irá acontecer com outras atividades da Academia.
Assim, além das tradicionais sessões de exibição das curtas-metragens criadas por estudantes de escolas e universidades de todo o país, e da entrega dos respetivos Prémios Sophia Estudante, o encontro de 2023 vai ter várias atividades relacionadas com a escrita para audiovisual.
Já são conhecidas duas dessas iniciativas: um debate organizado em colaboração com a APAD – Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, em que vários guionistas portugueses vão discutir o tema “No Princípio era o Verbo”; e, naturalmente, a Master Class que eu próprio fui convidado a dar, e que terá o título “Work in Progress: A escrita audiovisual no Século XXI”.
Já tinha dado uma outra conferência para o Sophia Estudante, em 2016, para outros estudantes. Mas entretanto muitas coisas mudaram, por isso esta será bastante diferente.
Ainda estou a trabalhar no seu conteúdo, mas a ideia central é lançar um olhar sobre o panorama da escrita de guião nos nossos dias, falando sobre o que mudou… e sobre o que se mantém imutável.
Atualização
A minha Masterclass será no dia 4 de Março às 10:00 da manhã, seguida, às 11:40, pelo debate “No princípio era o verbo”. Ambas serão no Auditório Municipal de Albufeira.
Vemo-nos lá!
Notícia e atualizações no site da Academia Portuguesa de Cinema.
João Nunes é um argumentista, storyteller e consultor criativo que adora contar estórias e ajudar outras pessoas e marcas a contar as estórias delas.