Avançar para o conteúdo

Flashback do ano

    gra?fico-visitantes-dez2009.jpg

    O final de Dezembro é sempre um período propício a exercícios de reflexão e avaliação do ano que termina.

    Estou a fazer isso para todos os aspetos da minha vida, pessoal e profissional, como base para o planeamento e estabelecimento de metas e objetivos para o ano que se avizinha.

    O trabalho desenvolvido neste blogue não podia deixar de fazer parte desta reflexão. Depois de rever tudo o que escrevi e fiz por aqui, cheguei a algumas conclusões que gostaria de partilhar com os leitores:

    1. Em primeiro lugar, o blogue é um dos aspetos mais satisfatórios da minha atividade. Gosto muito de escrever aqui, de partilhar o pouco que sei com quem se interessa por estes assuntos, e de receber as reações dos leitores. Curiosamente, esta satisfação tem vindo a aumentar com o passar dos anos, e só não dedico mais tempo ao blogue porque, basicamente, tenho de trabalhar. Conclusão: o blogue está para durar.
    2. Acho que tomei a decisão certa ao especializar progressivamente o blogue na escrita para cinema e televisão, deixando cair um pouco o lado de blogue pessoal. Há uma carência grande de informação deste tipo em língua portuguesa, e eu estou a supri-la dentro da medida das minhas possibilidades. Em linguagem de marketeiro, "encontrei o meu nicho". Além disso, os leitores do blogue querem principalmente informação sobre os dois primeiros temas do cabeçalho: "guionismo, cinema…". O que eu faço nas férias é de um interesse muito relativo, e apenas para um número bem mais reduzido de pessoas.
    3. Também me parece que este ano encontrei a forma certa para o blogue, em termos de estrutura e visual. O "chimpanzé escritor" deu-lhe uma identidade mais forte, que estou agora a explorar. É possível que durante o ano de 2010 possa ainda haver pequenas modificações e melhoramentos, mas o tema geral está definido para os tempos mais próximos. O último melhoramento foi na página dos Arquivos e na página dos "Erros 404". Já agora, ambas merecem uma visitinha.
    4. Salvo erro, escrevi 126 artigos em 2009, o que dá uma média de mais de dois artigos por semana. Não é má média, mas poderia ser melhor. A maior parte destes artigos são coisas pequenas, notícias, citações, referências a outros artigos, etc. Só alguns são realmente informação nova e original (mais ou menos): alguns artigos do Curso, Perguntas & Respostas, etc. Também isto pode ser melhorado.
    5. Sinto saudades, e alguns leitores também, das Sabatinas. Eram uma tentativa de reunir num único artigo links curiosos, e muitas vezes fora de tópico, que eu publicava aos Sábados como forma de levar os leitores a visitar o site ao fim de semana. Outras rubricas regulares, como "O que podemos aprender com…" ou "Grandes cenas" também não foram muito exploradas em 2009. São coisas a corrigir.
    6. Apesar de tudo, acho que tenho tomados as decisões certas, pois o número de visitantes tem vindo sempre a aumentar, como se pode ver no gráfico seguinte. Vou fazer o possível para esta simpática curva se manter em 2010.

    grafico-visitantes-dez2009.jpg

    Depois destas considerações, resta-me estabelecer alguns objetivos para 2010:

    1. Escrever, em média, pelo menos um artigo por dia, por mais simples que seja.
    2. Escrever mais artigos originais, nomeadamente nas categorias "Sabatina", "O que podemos aprender com…", "Grandes cenas" e "perguntas & Respostas".
    3. Terminar o Curso, publicando os artigos que faltam.
    4. Limar as arestas que faltam nesta nova versão do design do site (por exemplo, na zona dos comentários…).
    5. Implementar alguns aperfeiçoamentos no funcionamento do site, principalmente para facilitar os contatos
    6. Finalmente, duas questões que gostaria de deixar em aberto, esperando os comentários dos leitores:
      • valerá a pena lançar um fórum associado ao site, que permita aos leitores mais intervenientes terem uma palavra a dizer nos conteúdos?
      • deverei procurar um patrocinador para o site? Ou seja, introduzir alguma forma de publicidade que me ajude a pagar os custos de manutenção do site (domínio e servidor, principalmente…)?

    Termino este já longo artigo com uma lista dos meus artigos favoritos, ou mais interessantes, publicados em 2009. Se não leu alguns deles, aproveite agora as folgas de fim de ano.

    Boas entradas… e boas escritas!

    Artigos de 2009 – uma seleção pessoal

    6 comentários em “Flashback do ano”

    1. Olá João

      Acompanho o blog assiduamente, tem sido muito útil na recolha de material e consulta de informação para a aprendizagem que quero fazer nesta área da escrita.

      Vivo no Algarve e por aqui é difícil assistir a workshops ou outro tipo de formação nesta área, por isso, este blog caiu do céu.

      Tenho a agradecer a disponibilidade que demonstra ao alimentar o blog desta forma e não ter o tão típico medo português da partilha de informação.

      Para 2010 porque não a organização de um workshop presencial, ou até on-line? Julgo que seria bastante gratificante para todos os que seguem o blog.

      Desejo que 2010 seja pleno de criatividade e sucessos.

      Abraço
      Fernando Guerreiro

      1. Obrigado, Fernando.É o feedback dos leitores do blogue que me dá forças para continuar. Saber que outros apreciam o que fazemos é uma certa forma de narcisismo, eu sei, mas se for útil para alguém, tanto melho.
        Quanto à questão do workshop, quem sabe? Tenho recebido vários desafios nesse sentido, pode ser que volte à carga com a ideia.

    2. Boas, João

      Em primeiro lugar, quero dizer que fico muito contente com o aumento de actividade no blogue. É sempre bom saber que vale a pena visitá-lo com uma frequência quase diária, uma vez que a probabilidade de haver qualquer coisa nova tem aumentado consideravelmente. E a visita vale sempre a pena: além de aprender quase sempre qualquer coisa útil, acabo quase sempre por me sentir mais motivado para escrever quando saio do blogue.
      Vê-lo cada vez mais entusiasmado com ele só me pode deixar extremamente satisfeito.

      Quanto às questões que deixou: acho que o fórum dava jeito, mas, por outro lado, creio que os comentários já servem mais ou menos para o fim de colocar os leitores do blogue a partilharem informação entre si e a estimularem ainda mais a actividade do blogue, em todos os sentidos. Talvez pudesse, em vez do fórum, optar por publicar artigos submetidos pelos leitores que sintam que têm qualquer contributo potencialmente útil para deixar aqui.
      Relativamente à questão do patrocinador, não sei bem quais seriam as suas implicações para os leitores, mas, em princípio, não vejo qualquer problema nisso, se isso tornar a manutenção do blogue mais fácil para si.

      Posso apenas acrescentar que, do meu ponto de vista, seria bastante interessante ver aqui mais informação relacionada com modelos de guião alternativos ao aristotélico, que não me entusiasma muito (é apenas uma opinião, claro).
      Julgo ainda que outro dos aspectos que seria útil explorar por aqui seriam as diferenças entre o guionismo português e norte-americano, de um ponto de vista muito prático: diferenças técnicas, diferenças temáticas, diferenças de produção, etc. Por outras palavras: o quê e como escrever em guião para a indústria portuguesa, em contraste com o quê e como escrever para a americana, principalmente porque sobre esta última há muita informação disponível.
      Enfim, desejos pessoais, que não sei se são partilhados por outros leitores ou não, mas que não beliscam de modo nenhum a informação e o estímulo que este blogue oferece aos seus leitores.

      E nisto, acho que já me estiquei demasiado… Ups.

      Continuação de um bom trabalho. Abraço para todos.

      1. Olá Bernie, obrigado pelos comentários, sempre úteis. Fico satisfeito por saber que o blogue o estimula a escrever. Em última instância essa é o seu único e definitivo propósito – incentivar a aparição de novos (e melhores) guionistas portugueses, com novas e melhores estórias.
        Quanto às suas ideias e sugestões:
        – fórum e patrocinador – anoto a sua opinião e espero outras;
        – artigos submetidos pelos leitores -a existirem, arrisco a que me coloquem numa situação delicada, no caso de não concordar ou não gostar dos artigos propostos, mas em contrapartida posso vir a alargar o nível e qualidade da informação disponível. Vou considerar essa possibilidade.
        – modelos alternativos de guião – está previsto abordá-los no decorrer do curso, mais para a frente, mas talvez encontre maneira de falar deles em artigos de passagem. Boa sugestão. De qualquer forma, recordo que o objetivo do curso é dar a introdução ao modelo mais natural de narrativa, o denominador comum. Daí o destaque à estrutura “aristotélica”.
        – finalmente, quanto aos artigos mais específicos sobre a escrita em Portugal – é também uma boa sugestão, que tentarei ter em mente durante este ano.

        1. Ola joão,

          Que meios pode usar alguém que nunca divulgou nenhum guião para avaliar e eventualmente produzir um trabalho que ache que é bom? Agradeço desde já a disponibilidade…

    3. Boas joão,

      Sou um recém leitor deste blogue e devo dizer que era um pouco aquilo que procurava há muito…Parabéns pela partilha do conhecimento com todos, muitas mais pessoas deveriam fazer o mesmo nas mais variadas, seria sinal de desenvolvimento aprendendo uns com os outros! Tenho algumas ideias e passo a regista-las em forma de guião apesar de ser possível que ja tenha sido um tema falado anteriormente, gostava de saber e a minha questão é: Tenho um guião para um filme que penso estar bom principalmente quanto há estória… o que faço com ele com o objectivo de que seja produzido ou pelo menos analisado seja a nível nacional ou internacional? Há algum meio que possa indicar de tentar passar o que temos em papel para algo mais??? agradecia imenso a sua resposta ou de mais alguém que me possa ajudar… obrigado

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.