O filme “O Julgamento”, cujo guião eu escrevi a partir de uma ideia original do roteirista brasileiro Izaías Almada, e de um guião de Vicente Alves do Ó, já saiu das salas. Ainda não sei os resultados finais de bilheteiras, mas devem ter estado perto do esperado para um filme com a temática deste.
Quem acompanhe as trajectórias dos filmes portugueses terá percebido que a crítica se dividiu em relação a “O Julgamento”. Alguns críticos, como os da Visão, Jornal de Notícias e Expresso, foram muito positivos nas suas avaliações do filme. Outros, como os do Diário de Notícias, Público (e também o Expresso) foram extremamente negativos.
As críticas valem o que valem, são sempre uma opinião dos seus autores e, como foi o caso, muitas vezes contradizem-se entre si. O melhor é não dar muita importância nem às más nem às boas.
Por isso, e enquanto não sai o DVD do filme, deixo aqui a última versão do guião em .pdf . Assim poderão ler e fazer o vosso próprio julgamento (o trocadilho é intencional).
mais uma vez, obrigada por mais esta aula! Eu gostei muito de o ler, li-o todo de seguida, sempre com uma sensação de que as personagens estavam a ir por um caminho sem saída e fui sendo surpreendida pela soluções encontradas. Foi mesmo bom ter encontrado este site! :)
Pingback: joaonunes.com» Media » Compre o Correio da Manhã e ganhe “O Julgamento”