Como já referi algumas vezes, é impossível aperfeiçoar a nossa técnica de escrita sem ler guiões de outros autores e ver como eles resolvem os problemas narrativos. Quantos mais guiões conseguirmos ler, no maior número de géneros e estilos, mais recursos temos para adaptar às nossas necessidades.
Nem sempre é fácil encontrar guiões para ler em língua portuguesa. O site Roteiros de Cinema disponibiliza alguns, e eu próprio já coloquei vários guiões meus para consulta.
Em língua inglesa já é mais fácil encontrar guiões, apesar de alguns dos sites onde eles estão disponíveis serem por vezes censurados ou até atacados diretamente pelos estúdios, sob o pretexto de serem ilegais.
Apesar de compreender o ponto de vista dos detentores dos direitos de autor, acho que é justificável baixar guiões para efeitos de estudo e aprendizagem.
Uma das poucas ocasiões em que é possível fazê-lo “legalmente”, e até com a benção dos estúdios, é na temporada que antecede a atribuição de prémios, como os Oscares ou os prémios da Writer’s Guild of America. Neste caso são os próprios estúdios que disponibilizam os guiões de forma a que os votantes nesses prémios os possam ler e apreciar antes das votações.
Este ano a temporada está a começar mais cedo do que o costume e vários guiões já estão disponíveis. Aproveite para os baixar depressa, não vão os estúdios voltar atrás e retirá-los de novo de circulação, como aconteceu com o guião de Les Misérables.
Aqui estão os links dos guiões já disponíveis:
- The Lorax, guião de Cinco Paul & Ken Daurio, com base no livro do Dr. Seuss
- Moonrise Kingdom, escrito por Wes Anderson & Roman Coppola
- ParaNorman, escrito por Chris Butler
- Snow White and the Huntsman, guião de Evan Daugherty e John Lee Hancock e Hossein Amini, estória de Evan Daugherty, inspirado na "Branca de Neve" dos Irmãos Grimm
- Ted, guião de Seth MacFarlane e Alec Sulkin & Wellesley Wild, estória de Seth MacFarlane
- This is 40, escrito por Judd Apatow
- Smashed, escrito por James Ponsoldt & Susan Burke (NOVO – adicionado em 09/11/2012)
- Celeste and Jesse Forever, escrito por Rashida Jones & Will McCormack (NOVO – adicionado em 09/11/2012)
- Arbitrage, escrito por Nicholas Jarecki (NOVO – adicionado em 09/11/2012)
- The Perks of Being a Wallflower, guião de Stephen Chbosky, com base no seu romance homónimo (NOVO – adicionado em 09/11/2012).
- Beasts of the Southern Wild, guião de Lucy Alibar & Benh Zeitlin, baseado na peça teatral Juicy and Delicious de Lucy Alibar (NOVO – adicionado em 29/11/2012).
- The Sessions (anteriormente The Surrogate), escrito por Ben Lewin, baseado numa estória real (NOVO – adicionado em 29/11/2012).
- Hitchcock_ (anteriormente Alfred Hitchcock and the Making of Psycho), guião de John J. McLaughlin, baseado no livro Alfred Hitchcock and the Making of Psycho de Stephen Rebello (NOVO – adicionado em 29/11/2012).
- The Best Exotic Marigold Hotel, guião de Ol Parker, baseado no livro These Foolish Things de Deborah Moggach (NOVO – adicionado em 29/11/2012).
- Rust and Bone (De Rouille et d’Os), escrito por Jacques Audiard & Thomas Bidegain (NOVO – adicionado em 29/11/2012).
- Anna Karenina, guião de Tom Stoppard, baseado no romance de Leo Tolstoy (NOVO – adicionado em 29/11/2012).
- Les Miserables , guião de William Nicholson, Alain Boublil, Claude-Michel Schönberg e Herbert Kretzmer, adaptado do musical de palco ”Les Misérables”, baseado no romance de Victor Hugo (NOVO – adicionado em 05/12/2012)
- Amour, escrito por Michael Haneke (NOVO – adicionado em 05/12/2012)
- Lincoln, escrito por Tony Kushner, baseado parcialmente no livro Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln por Doris Kearns Goodwin (NOVO – adicionado em 05/12/2012)
- Middle of Nowhere, escrito por Ava DuVernay (NOVO – adicionado em 05/12/2012)
Fique atento a outras publicações, consultando estes sites:
RT @joaonunes: Guiões novos disponíveis na net: http://t.co/eCgH2yeP
RT @joaonunes: Guiões novos disponíveis na net: http://t.co/eCgH2yeP
Oba! Brigadão, João. Baixei só o Moonrise Kingdom.
Embora eu esteja meio enjoado das, hum, fofuras disfuncionais do Wes Anderson, sempre quis fazer algum comparativo entre a escrita e a direção dele. E como acredito que, em relação à dramática e a estética, este último filme constitua um auge dessa fofura… É, acho que a comparação vai ser bem proveitosa.
(Putz, estou tentando me lembrar qual roteiro “de ocasião” também quis ler pouco tempo atrás, que foi disponibilizado legalmente nessas ocasiões mas sumiu da Rede passada a ocasião e… E deixa pra lá, agora não consigo me lembrar.)
Grande dica, realmente é bem complicado achar roteiros, principalmente em português. O sote roteiro d ecinema tem muitos curtas, os longas não são tantos, mas garimpando acha-se.
Pingback: João Nunes | | Guião de "Django Unchained" disponível na net. | |
Pingback: João Nunes | guiões | Mais guiões na net: Argo, A Vida de Pi e a versão interativa de Moonrise Kingdom | argumento, argumentos, guião, guiões, Óscares, roteiro |
Pingback: João Nunes | Zero Dark Thirty | Guião de Zero Dark Thirty disponível para baixar | guiões, Óscares, roteiros |