Há algum tempo atrás uma artista da Pixar, Emma Coats, escreveu uma série de tuítes com algumas regras que ela deduziu a partir dos métodos de criação usados na companhia. Essa contribuição teve grande impacto e foi reproduzida, comentada e analisada em muitos sites e artigos. Eu próprio escrevi um artigo sobre ela.
Outras referências incluem, por exemplo, esta apresentação da Slideshare que resume e ilustra as 22 regras.
Hoje apresento mais uma contribuição para o seu estudo e compreensão, pela mão de um outro ex-artista da Pixar, Stephan Bugaj. É um ebook, gratuito, que pode ser baixado aqui. Pega nos 22 tuítes originais e desenvolve-os, explicando no seu contexto.
Logo a seguir Stefan explica o mais importante: “Algumas pessoas olharam para esta lista como a fórmula da Pixar, um conjunto de regras imutáveis que nós seguimos e que são a “maneira certa” de escrever uma estória. Mas não foi essa a sua intenção. Ela foram partilhadas como forma de pôr as pessoas a pensar acerca de cada um destes tópicos, como uma forma de começar a conversa, não se ser a última palavra“.Baixe o ebook gratuito aqui e estude-o tendo em atenção as palavras anteriores.
É fundamental entender o que o autor começa por explicar, citando Emma Coats: ” São uma mistura de coisas aprendidas de realizadores & colegas na Pixar, ouvindo escritores & realizadores falar acerca do seu trabalho, e através de tentativa e erro ao fazer os meus próprios filmes“.
Nota: O ebook já não está disponível na fonte original, por isso decidi disponibilizá-lo aqui. Todos os créditos e direitos referem-se ao seu autor original.
PIXAR’S 22 RULES OF STORY (that aren’t really Pixar’s) ANALYZED
By Stephan Vladimir Bugaj
www.bugaj.com
Twitter: @stephanbugaj