Quem escreveu a primeira cena numa conduta de ar?

Aparentemente, as pessoas têm muito tempo livre durante a quarentena. Por isso, um grupo de fãs do Reddit conseguiu determinar a origem de um dos clichês mais explorados em filmes e séries de tv: a passagem através de uma conduta de ar.

O veredito, temporário, determinou que a cena terá aparecido pela primeira vez num filme de ficção científica de série B, IT! The Terror From Beyond Space, escrito por Jerome Bixby. Aparentemente o filme terá sido uma das influências de Alien, que usa a mesma ideia base: os tripulantes de uma nave espacial vão sendo dizimados por um monstro que se introduz a bordo.

A cena da conduta de ar, que pode ser vista a seguir, já tem os componentes com que se tornou familiar em dúzias de filmes e episódios televisivos escritos depois disso: o herói que rasteja sozinho no espaço confinado, a ameaça à espera nas sombras e, sobretudo, a configuração da conduta, que não corresponde a nada que exista no mundo real.

I’ll go. I know the layout there!

Quando estiver a escrever e pensar em enviar um personagem pela conduta do ar condicionado, lembre-se que isso já é feito desde 1958 (pelo menos) e tente encontrar uma solução mais criativa. O seu guião merece melhor.

Imagem do filme It!
Vais tu ou vou eu?
cartaz IT
O cartaz da sessão dupla. Os dois filmes foram escritos por Jerome Bixby.

Via: MovieMaker

Como deixar a sua pergunta

Antes de enviar a sua questão, consulte a página de Perguntas & Respostas, para se certificar de que não foi respondida anteriormente.

Faça também uma pesquisa no conjunto dos artigos do site sobre o tema que lhe interessa. Já escrevi sobre tanta coisa que é bem possível  que encontre aí o que procura.

Se, mesmo assim, não encontrar o que precisa, deixe a sua Pergunta no formulário mais abaixo.

Não envie, por favor, questões que já tenham sido tratadas no site.

Deixe aqui a sua pergunta

Use este formulário para deixar a sua pergunta. Obrigado por participar no Mês das Perguntas. 


Quem escreveu a primeira cena numa conduta de ar?

Este Artigo Tem 2 Comentários

  1. Bom saber, jamais colocarei essa cena em meus roteiros. Apesar que acho a a cena apavorante. Uma dessas cenas que me lembro bem foi a de Bruce willis em duro de matar.

  2. João

    Cícero, se fizer todo o sentido usar essa solução, é claro que somos livres para o fazer. Mas se ela for apenas a primeira opção, a saída fácil, então talvez seja melhor pensar um pouco para encontrar uma solução mais original.

A sua opinião é importante. Deixe-a aqui:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.