Há um canal de YouTube onde estão reunidas 81 entrevistas com guionistas de Hollywood de renome. É um excelente recurso para ouvir opiniões, colher ensinamentos, e aprender técnicas e abordagens com alguns dos melhores praticantes da escrita para cinema.
Reencontrei estas entrevistas ao procurar um site que tinha referido em tempos aqui no blogue, The Dialogue, onde se promovia uma coleção de DVDs com o mesmo nome.
Os tempos mudaram, os DVDs perderam grande parte da sua popularidade face ao streaming, o site deixou de estar no ar, mas felizmente o seu conteúdo – as 81 entrevistas – foi transferido há 8 anos para um canal mais atualizado, o YouTube.
Continuamos assim a ter a oportunidade de ouvir falar alguns nomes sonantes da escrita audiovisual do início do milénio. Encontramos lá autores como Bruce Joel Robin, Robin Swicord, Paul Haggis ou Callie Khouri, entre outros.
É pena que as entrevistas não tenham continuado e o canal seja uma espécie de cápsula do tempo para esse período do cinema americano. Mas, mesmo com essa limitação, o seu conteúdo garante algumas horas de entretenimento e aprendizagem garantidos.
Só tem legendas em inglês, mas o YouTube oferece um serviço de tradução instantânea que, sendo muito limitado, permite a quem não domina o inglês ir tendo pelo menos uma ideia do que se discute.