Para mim, o sinal de uma boa estória é simplesmente querer saber o que vai acontecer a seguir, do começo ao fim.
Leslie Dixon
Catalisador e clímax
Vimos antes que um bom filme deixa no ar, desde o início, uma questão dramática forte que o espectador vai querer ver respondida antes do final.
O momento em que a questão dramática começa a ser apresentada é designado por incidente incitante ou catalisador (em língua inglesa, o inciting incident). Ao momento em que ela é respondida chama-se, normalmente, o clímax da estória.
Falaremos mais detalhadamente destes dois pontos chaves num artigo futuro, mas para já basta pensar neles como um par de chavetas { … } que se abrem e fecham em redor da nossa estória, marcando o seu verdadeiro arranque e fecho.
O que vem antes é apenas enquadramento básico; o que vem depois é o fecho de algumas pontas soltas; mas o sumo, o essencial da estória, está entre estes dois momentos.
É preciso ir alimentando o interesse do espectador entre o catalisador e o clímax. Isso consegue-se lançando sucessivas questões dramáticas menores, numa cadeia ininterrupta de perguntas e respostas. É como ir lançando lenha mais fina numa lareira para alimentar a chama e não deixar o tronco principal apagar-se.
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Uma sucessão de perguntas
Do ponto de vista do espectador uma boa estória é sempre uma sucessão de perguntas que vão ficando no ar: Quem é este? O que é que esta quer? Como é que ele se vai safar daqui? Este é amigo ou inimigo? Este local será perigoso? Porque é que estão a discutir? E, mais importante do que qualquer outra: o que é que acontece a seguir?
O espectador não tem de fazer estas perguntas conscientemente; na maior parte dos casos elas ficam apenas sentadas na fila de trás da sua consciência, como uma espécie de comichão mental que o impede de fazer a pergunta fatal: porque é que estou a perder o meu tempo a ver isto?
De igual forma, a resposta a estas questões parciais não tem que ser imediata e sucessiva; algumas podem ficar suspensas mais tempo do que outras, mantendo-se em aberto até a resposta, finalmente, nos apanhar de surpresa.
Há outro aspecto que convém realçar: a questão dramática inicial, muitas vezes, é substituída a meio da estória por outra ainda mais relevante. É como se, em determinado momento, o protagonista percebesse que o seu objectivo inicial já não é importante, pois outro muito superior se apresentou entretanto.
Por exemplo, em “Kill Bill: Vol 1” a questão dramática inicial é se A Noiva conseguirá vingar-se dos restantes elementos do Deadly Vipers Assassination Squad ou se morrerá a tentar.
A partir do momento em que ela descobre que a filha está viva, no final do primeiro filme, a questão dramática passa a ser se ela conseguirá reavê-la – uma questão muito mais relevante.
Não foi por acaso que o guionista Quentin Tarantino a reservou para o final do primeiro filme, que é o Ponto Médio da estória tomada como um todo. Era preciso uma nova questão dramática muito forte para manter vivo o nosso interesse até chegar o Vol. 2.
Conflito e surpresas
Uma boa estória, como vimos antes, é aquela que mantém o espectador permanentemente na expectativa do que vai acontecer a seguir.
Se o nosso guião conseguir fazer isso, por muito “mal escrito” que esteja, por muitos “erros” estruturais que tenha, por muitas “regras” que quebre, é um guião que funciona.
Essa capacidade de manter o espectador curioso é o que caracteriza um bom guionista, aquele que tem um entendimento apurado dos mecanismos dramáticos e da psicologia do espectador. A criação de oportunidades de conflito tem aí um papel fundamental.
Todo o drama é conflito. Sem conflito não há acção. Sem acção não há personagem. Sem personagem não há estória. E sem estória com certeza que não há guião.
Syd Field
Sem forças antagónicas em jogo; sem um protagonista que quer algo, e antagonistas e obstáculos que o atrapalham; sem recompensas a receber e dificuldades a ultrapassar; sem luta, dor e sofrimento, não há drama. E sem drama não há interesse, nem mesmo numa comédia. As melhores comédias têm, debaixo da capa açucarada do riso, os mesmos ingredientes dramáticos que qualquer outro filme.
Mas o conflito não basta. São precisas surpresas.
Conflito sem surpresas leva-nos ao território da agitação gratuita e entorpecente; surpresas sem conflito conduzem-nos a filmes gratuitos e desinteressantes.
A combinação inteligente desses dois elementos é que mantém o espectador preso à nossa estória.
Para isso o guionista joga com a expectativa e a antecipação.
Conduz o espectador numa direcção, e depois satisfaz a sua expectativa ou, pelo contrário, introduz uma viragem que o leva noutra direcção. Dá ao espectador o que ele espera, de uma forma inesperada, ou surpreende-o com uma nova ideia, uma revelação imprevista, um desafio inédito.
Tudo isto pode ser resumido no que designo por Fórmula do Drama.
Drama = Conflito + Surpresas.
Alguns exemplos
O incidente incitante de uma estória é, normalmente, uma surpresa prenhe de conflitos. O mundo do protagonista tem um certo equilíbrio mas a surpresa arranca-o desse estado natural, colocando um conflito imediato ou potencial em cima da mesa.
Em “O Silêncio dos Inocentes” a surpresa é Clarisse, uma estudante do FBI, ser convidada a entrevistar Hannibal “the Cannibal” Lecter; em “The Lookout” a surpresa é um violento acidente de automóvel que muda irreversivelmente a vida de um promissor atleta universitário; em “Sideways”, a surpresa é a viagem de Miles e do seu amigo Jack ser uma despedida de solteiro para a qual ambos têm planos muito diferentes; em “Os Espíritos de Inisherin” a surpresa é Colm anunciar que deixou de ser amigo de Padraic, para quem essa amizade era um dado adquirido.
Todas estas situações têm um grande potencial de conflito: Clarisse contra um psicopata; Chris contra as limitações físicas causadas pelo acidente de automóvel; os planos de Miles contra as expectativas de Jack; a frieza de Colm contra a incompreensão de Padraic.
Certifique-se de que o seu guião tem conflitos e surpresas em cada etapa, e estará no bom caminho para escrever uma estória que dará satisfação emocional aos seus espectadores.
Exercício
Faça uma lista de todos os potenciais conflitos e dificuldades a que o seu incidente incitante abre a porta.
Se a lista for longa, está no bom caminho para uma estória de elevado poder dramático. Se, pelo contrário, não se conseguir lembrar imediatamente de problemas para o seu personagem enfrentar, talvez deva reconsiderar o interesse da sua ideia, ou assumir que ela não se enquadra no modelo clássico.
Artigo atualizado em 14/03/2023
agradeço imenso por esta ajuda, era isto que estava a precisar para limar umas arestas de um guião que estou a escrever, muito obrigado
Apesar de ser leigo ao quadrado no assunto, os artigos me foram extremamente construtivos. Tenho algumas idéias de roteiros para filmes mas não fazia idéia de como pô-las em prática…
Muito obrigado!
Mt obrigado pelas dikas, a sua escrita ajudou-m imenso. Sera k existe algum pograma especifico para escrever um guiao?
Sugiro, como sempre, o CeltX, que é gratuito e tem versões para Windows, Mac e Linux, em várias línguas. Pode encontrá-lo em http://www.celtx.com
Muito bom este site e as informações que você fornece… penso que como toda a gente que procura informações sobre escrita de guiões e criação de historias, gostava de fazer os seus guiões, e com aquilo que se aprende aqui isso torna-se bem mais fácil…
Não quero fazer publicidade à concorrência, mas para quem precisa de ajuda, também aconselho darem uma vista de olhos àquilo que Sandro Massarani… O conhecimento nunca é demais…
Pedro,
obrigado pela dica. Não conhecia o site do Sandro Massarani, mas acho que vou passar algumas horas por lá a ler o muito material que ele escreveu e reuniu. É um curso de iniciação à escrita de argumento (ou “roteiro”, como se chama no Brasil) e, pelo que já provei, parece ser muito útil.
Para quem não conhece, a ligação é esta.
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