Avançar para o conteúdo

Aprenda a escrever guiões de cinema e televisão

    As Produções Fictícias, a Meios.com e a Universidade Lusófona estão a organizar um Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV que começará em Outubro e terá 200 horas de duração; mais ou menos seis meses.

    O curso vai ser coordenado pelo argumentista-realizador Jorge Paixão da Costa e por mim próprio, e terá como monitores alguns nomes bem conhecidos de quem acompanha este blogue: Tiago R. Santos, Nuno Duarte, Patrícia Müller, e ainda os argumentistas-escritores João Tordo e Possidónio Cachapa.

    Penso que este curso será uma oportunidade muito interessante de ter um contacto aprofundado com a realidade da escrita profissional de guiões, principalmente devido à vertente fortemente prática que lhe pretendemos imprimir.

    Mas avaliem vós mesmos; a minha opinião, obviamente, é suspeita:

    Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV

    Coordenação

    João Nunes e Jorge Paixão da Costa

    Duração

    200 horas

    Regime/Horário

    Pós-Laboral às 2a, 3a e 5a feiras das 19h30 -22h30

    Introdução

    O Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV é uma iniciativa conjunta do Meios.Com e das Produções Fictícias/Formação em estreita colaboração com a Universidade Lusófona, pretendendo-se que venha a ser a referência nacional para a formação de profissio- nais de escrita para os meios audiovisuais.
    No Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV, os es- tudantes aprendem os princípios e a técnica do guio- nismo profissional, através de um método de ensino em que se combinam de forma eficiente as componen- tes teórica e prática.

    Objectivos

    O objectivo do Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV é que cada aluno adquira e consolide os conheci- mentos teóricos e práticos necessários para enfrentar qualquer desafio de escrita de ficção audiovisual, des- de o cinema aos novos media, passando pelos diversos formatos da ficção televisiva, como as séries ou as tele- novelas.
    Como comprovativo das competências adquiridas no Curso cada aluno desenvolverá um portfolio pessoal composto pelos guiões de uma curta-metragem e de um episódio de série televisiva (sitcom ou drama), e pe- lo dossier de apresentação de uma longa metragem de cinema.

    Monitores

    O Curso de Escrita de Ficção para Cinema e TV será co- ordenado por Jorge Paixão da Costa e João Nunes, dois profissionais de televisão e cinema com currículos res- peitados.
    Além dos coordenadores, todos os monitores são guio- nistas profissionais, com trabalhos já produzidos em ci- nema ou televisão, como Patrícia Müller, Tiago R. Santos, Nuno Duarte, João Tordo ou Possidónio Cachapa.
    Com o Curso Escrita de Ficção para Cinema e TV o Meios.Com e as Produções Fictícias pretendem criar uma nova geração de autores de televisão e cinema que contribuam para o fortalecimento de uma indústria au- diovisual sólida e criativa, no nosso país e na Europa.

    Programa

    Módulo 1- Bases da Escrita Audiovisual (40 horas)

    TD – Teoria Dramática – Jorge Paixão da Costa

    ECA – Escrita Criativa para Audiovisual – João Tordo

    AOA – Análise de Obras Audiovisuais – Tiago R. Santos

    Módulo 2 – Escrita para Cinema (60 horas)

    TDG – Teoria Dramática/Géneros – Possidónio Cachapa

    CF – Conferências – Convidados

    PE – Personagens e Escrita – Tiago R. Santos

    EE – Estrutura e Enredo – João Nunes

    AL – Adaptação Literária – João Tordo

    Módulo 3 – Escrita para Televisão (70 horas)

    FT – Formatos Televisivos – João Nunes

    CF – Conferências – Diversos

    ET – Escrita de Televisão – Nuno Duarte

    TN – Telenovela – Patrícia Müller

    PA – Prática com Actores Jorge Paixão da Costa

    Módulo 4 – Writer’s Room (30 horas)

    CW – Criação Web Series

    EW – Escrita Webisódios

    PW – Produção Webisódios

    Condições de Acesso

    A candidatura e frequência do curso estão abertas a quem tiver concluído o 12o ano de escolaridade. Podem admitidos alunos com habilitação inferior desde que comprovada a sua aptidão pela coordenação do curso. Será realizado um teste de admissão, constando de um guião criativo com o máximo de 2 páginas, dirigida ao Coordenador.

    Certificados e diplomas

    O curso dá direito a um certificado de pós-graduação aos alunos que possuidores de curso superior e certifi- cado de especialização aos restantes alunos.

    Informações

    MEIOS.COM- Instituto de Comunicação e Multimédia Campo Grande, 376, 1749-024 Lisboa

    Tel. (21) 7515500 (ext.2241)

    Fax (21) 7577006

    25 comentários em “Aprenda a escrever guiões de cinema e televisão”

      1. Caro Diogo, sinceramente não lhe sei dizer qual é o número final. Deve entrar em contacto com o secretariado através do número indicado.

    1. Olá João e muitos parabéns por tal iniciativa!!

      É seguramente algo que me sinto tentado e como tal equacionarei, depois de fazer contas à vida e saber o preço.

      Uma coisa que noto no programa é que os alunos terão que passar por vários géneros (telenovela, tv, cinema, web). Pessoalmente interessar-me-ia mais por cinema e depois a tv. Provavelmente foi propositado, mas por forma a optimizar as horas de ensino talvez esperasse algo como um tronco comum e depois no final o aluno escolhesse o ramo que mais lhe interessaria. Atenção, não é uma crítica, mas sim uma observação.

      Sendo que, para já licenciados, serve como pós-graduação, pergunto se haveria possibilidade de no fim, “estender a coisa” elaborando uma tese com um orientador e ficando assim com mestrado.

      Obrigado. Abraço,
      RT

      1. Olá Ricardo, a razão para se ter optado por este formato é que, em Portugal, é praticamente impossível fazer carreira como guionista escrevendo apenas para cinema. Eu sou um caso excepcional, com cinco longas metragens produzidas, mas mesmo juntando todos os guiões de outros filmes que escrevi e ainda não foram produzidos não conseguiria sobreviver apenas com o cinema. No nosso mercado um guionista profissional tem de estar apto para escrever para qualquer plataforma; e isso inclui, além do cinema e tv, cada vez mais novos media, como a web ou os telemóveis. É essa experiência abrangente que nós vamos tentar proporcionar com este curso.

        1. Olá João, faz de facto todo o sentido. Vou ligar para o número facultado para saber aquela informação do mestrado e outras.
          Abraço!

    2. Parabens pela Iniciativa.
      Sinto-me tentado a participar. Onde vai ser lecionado o curso?
      O download do folheto não está a funcionar, diz que tem erro.
      Abraço.

    3. Confesso que um curso deste tipo seria completamente útil para mim. Infelizmente não poderei participar por motivos geográficos. Um grande abraço.

    4. Olá.
      Eu gostaria de saber até quando me poderia inscrever neste curso. Eu queria seguir guionismo porque é uma grande paixão que tenho desde pequena (até já registei uma obra minha no IGAC). Acabei o 12º com média de 15, já me candidatei à Lusófona e à Nova para tirar cinema, mas não haviam vagas e, vendo bem, acho que seria um curso muito “desviado” do meu objectivo.
      Só hoje é que tive conhecimento desta iniciativa, e queria saber se ainda ia a tempo para me inscrever… Uma vez que não referem o dia exacto ou até quando me posso candidatar.

      Espero uma resposta breve.

      Obrigada.

    5. João, que teste devemos fazer a nós mesmos para perceber se temos “o tal jeito” para isto do guionismo? Qualquer coisa me encaminha para lá, mas não sei que ferramentas usar para descobrir-me nesse sentido.

      Se puder ajudar, fico grata.

      1. Gosta de imaginar estórias, personagens, situações? Tem jeito para isso? Se a resposta é “sim” então tem as bases. Depois, é escrever, escrever, escrever. Se tiver “o tal jeito” de que fala, você mesma irá aperceber-se disso. A escrita é como qualquer outra actividade criativa – implica dedicação e prática. Pense num músico; alguém consegue aprender a tocar um instrumento sem praticar todos os dias? É a mesma coisa com um argumentista.

    6. Gostaria de esclarecer umas duvidas. Julgo que o site informativo da meios.com, que está a publicitar o curso, está a informar nas condições, que é necessário apresentar um guião de 2 páginas, mas NÃO APRESENTA TEMA, enquanto aqui as indicações no seu blogue indicam um tema subordinado “E se eu já fosse guionista…”.
      Sendo o João um dos coordenadores do curso, resolvi antes fazer tal como indicado no seu blogue.

      Estou a usar o celtix, mas o software grava num formato apenas compativel com o proprio celtix. Como tal (usando o proprio Celtix) tentei converter para PDF, mas não estou a conseguir. Uso windows, não Mac.
      Como é que o joão faz, quando usa o software?

      Os meus sinceros agradecimentos e espero encontrá – lo no curso.

      1. Já corrigi o engano no meu artigo: o tema é efetivamente livre. Mas se escolheu o tema que lá era sugerido também não tem problema.
        Quanto ao software, pode enviar mesmo no formato do CeltX. Ou então exportar como .pdf. Não estou a escrever no meu computador, por isso não posso dar indicações mais precisas, mas sei que o CeltX tem uma opção para exportar como .pdf. Não deve ser difícil encontrá-la.

    7. 1- A Vanessa Afonso observa bem: e datas? – de início; de candidatura..
      No site «meios.com» nada se diz quanto a isso. Nem sequer o preço pela candidatura.. (?!)
      Não se entende…
      Ou entende-se?…

      cumprimentos
      Pedro

      1. É telefonar. Foi para isso que se colocou lá o número. Eu não posso dar informações que não tenho.

        1. Ok. Tudo bem. Claro, telefona-se e esclarece-se.
          Eu apenas comentei porque, regra geral (como vi noutros cursos), as datas de candidatura e o custo do curso são sempre mencionados.
          Mas, nao há regra sem excepçao. :))

          obrigado pelo blog,

          Pedro A.

    8. EU já liguei algumas vezes. Ficaram de me dar resposta exactamente a essas perguntas mas ainda estou à espera… Acho que não é desta ainda…

    9. Estou a ver que ainda existem muitas duvidas referentes ao curso. É verdade que a organização do curso deixa um pouco a desejar, eu por exemplo telefonei 4 vezes para a Meios.com (Lusofona) e não me sabiam informar de nada; ficava entre 20 a 30 minutos a espera, ou diziam que ainda não havia informações relativamente ao curso ou chegaram mesmo a dizer que esse curso não existe.
      Mas se voces estiverem mesmo intressados em tirar esta formação e adorarem escrita de argumento como eu, então se for necessário até movem montanhas, não desistam à 1ª. Telefonem para o pessoal da area de formação da Produções Ficticias, são 5 estrelas e dispostos a ajudar. No caso da Meios.com, vão directamente à Dr. Eugénia Vicente da Lusofona, que é uma pessoa que está sempre disposta a ajudar no que for necessário (nº de telefone no site da meios.com). Sejam mais pro-activos e não desistam dos vossos sonhos logo à primeira.

    10. Ninguém aqui é de desistir à primeira e quem procura sempre alcança. Já consegui respostas às minhas questões. A Dra. Eugénia Vicente, depois de alguma insistência, conseguiu esclarecer-me as dúvidas todas. Falem com ela.

    11. As candidaturas acabam quando?

      Sinceramente coloquei a hipótese, mas devido às enormes despesas de deslocação e à perda de tempo inerente, não irá dar.
      Mas seria interessante, não só pelo curso em si, mas mormente pelos contactos directos e indirectos que acabam por se arranjar. O que num meio bastante fechado têm muita influencia.

      Por outro lado, acho bastante difícil conseguir fazer uma selecção através de 2 páginas de guião…

    12. Conto fazer a inscrição amanhã. Estou mesmo feliz com isto, finalmente uma pós-graduação séria em argumento, em Portugal. Obrigado João Nunes e Jorge Paixão da Costa.

    13. Se me permite João, vou aqui escrever o que sei, visto ter falado recentemente com a simpática Eugénia Vicente.

      -O prazo de candidaturas é até ao dia 29 de Outubro.
      -O curso terá inicio em Janeiro (alteração recente).
      -O preço previsto é o de 1800€ (mais despesas administrativas e candidatura [90€], contem com 2050€ mais ou menos).

      Mais info, falem directamente com Eugénia Vicente da Lusófona, como já tinha sido referido aqui.
      Site do curso, sigam este url. http://www.meioscom.pt/index.php/formacao/cursos-20102011/92-curso-de-escrita-de-ficcao-para-cinema-e-tv

      Espero poder ter sido útil.

    14. Pingback: A prática deliberada do guionismo

    15. Pingback: Workshop de escrita com Tiago Santos

    16. ola..saber se o curso de guionismo tera continuidade p o proximo ano? e se recebem candidatos d fora do pais,digo isso p ser mocambicano e cm familiares resideentes em portugal,e aqui em mocambique faxo realizacao.aguardo

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.