Este ano não há ScriptFrenzy mas há o FrenesiDeEscrita + Três prémios especiais

O desafio ScriptFrenzy, que tenho divulgado todos os anos, não vai ter edição 2013. A notícia foi divulgada num artigo no próprio site.

Segundo os organizadores os 85.000 guionistas que aderiram ao ScriptFrenzy desde 2007 não foram suficientes para garantir a viabilidade financeira do projeto, que estaria a desviar recursos necessários para outras iniciativas mais bem sucedidas.

Recordo que o desafio lançado pelo ScriptFrenzy era escrever um guião de 100 páginas durante os 30 dias do mês de Abril. Não havia júris nem prémios, apenas a satisfação de participar num movimento partilhado por milhares de guionistas em todo o mundo.

O meu desafio: o FrenesiDeEscrita

Atualização: o desafio foi um sucesso, com mais de 60 guionistas a inscrever-se. Neste momento as inscrições já estão encerradas e não serão aceites mais participantes.

Não vai haver ScriptFrenzy, mas vai haver a minha versão, o FrenesiDeEscrita: quantos leitores deste blogue estão dispostos a aceitar o desafio de escrever um guião completo até ao fim de Abril?

Não vou mentir: terminar um guião de 100 páginas em 30 dias não é a coisa mais fácil do mundo, mas também não é excessivamente difícil.

Se já tiver uma ideia e a estrutura básica da estória, essa meta representa pouco mais de 3 páginas por dia. Uma boa hora de trabalho permite-lhe alcançar esse objetivo diário.

Se ainda não tem a ideia ou a estrutura, só tem de esforçar-se um pouco mais. Siga os passos seguintes e garanto-lhe que chegará ao fim.

Plano de trabalhos

  • De 1 a 4 de Abril faça um brainstorming diário de 1 hora à procura de ideias. Não se autocritique nem se reprima; escreva todas as ideias que conseguir imaginar. O objetivo não é a qualidade, mas sim a quantidade. Uma boa fonte de inspiração é o jornal do dia. Um dos exercícios que costumo fazer nas minhas aulas de guião é distribuir jornais pelos alunos e pedir-lhes para escrever ideias baseadas nas notícias. Nunca faltam ideias.
  • Dia 5 de Abril, a próxima sexta-feira, faça uma sessão de análise das ideias que reuniu. Essa será a altura de ser crítico e exigente. Analise as suas ideias segundo os seguintes critérios: força do conceito; interesse dos personagens e do mundo ficcional onde se movem; originalidade; potencial dramático. O objetivo é escolher uma e apenas uma ideia – aquela que o vai ocupar durante o resto do mês.
  • Dias 6 e 7 de Abril escreva a logline da sua ideia. É um resumo da sua estória em poucas palavras, respondendo às seguintes questões: quem é o protagonista, qual o seu objetivo e que obstáculos o impedem de o concretizar. A logline é a bússula que lhe permitirá manter o rumo nas fases seguintes.
  • Ao mesmo tempo comece a pensar no protagonista, nas sua motivações e interesses, no seu arco de transformação. Pense também nos restantes personagens, e como se relacionam com ele. Se for preciso faça alguma pesquisa, mas vamos ser honestos: é melhor escolher uma ideia que não exija muita investigação.
  • Comece também a definir os momentos cruciais da sua estória: qual é o incidente dramático que põe a narrativa em marcha; quando é que o seu protagonista se compromete definitivamente com o seu objetivo, dando início ao 2º ato; o que acontece mais ou menos a meio do guião que representa uma viragem ou escalada importante no conflito; qual o momento dramático que encerra o 2º ato e obriga o protagonista a dar tudo por tudo; qual é o clímax da estória, o obstáculo final e decisivo que o protagonista tem de enfrentar; como se conclui a estória. Escreva cada um destes momentos num post-it, cole-o na parede e terá a estrutura essencial do seu guião já definida.
  • De 8 a 12 de Abril desenvolva a escaleta do seu guião. É uma lista dos principais momentos da sua estória, colocados na sequência em que aparecerão no guião. Para um guião de cinema de 100 páginas, como o que tem de escrever, deverá ter por volta de 40 eventos. Parta dos momentos-chave que definiu no ponto anterior e recheie os espaços entre eles. Se quiser refrescar os conceitos básicos leia os artigos 20, 21, 22e 23 do meu curso de guião.
  • De 13 a 30 de Abril, escreva. Tem 18 dias para terminar o seu guião, o que significa que terá de escrever pouco mais de 5 páginas por dia. Não é nada que não se consiga fazer em duas horas de escrita intensa. E não venha com desculpas de que não tem tempo para escrever. Se o guião for a sua prioridade o tempo aparecerá.
  • De 30 de Abril para 1 de Maio, celebre. Terminou o seu guião, o que lhe dá o direito universalmente reconhecido de abrir uma garrafa de espumante.

É importante esclarecer que o objetivo do FrenesiDeEscrita não é ter um final draft perfeito no fim de Abril; apenas uma primeira versão, com todos os seus defeitos e limitações. Por muito apressada e cheia de problemas que essa versão seja, será sempre melhor do que não ter nada.

Para tornar a sua primeira versão numa obra finalizada virá depois toda a fase de reescrita. Quando chegar a essa etapa pode guiar-se pelo ebook gratuito que disponibilizo aqui.

Apesar de não haver ScriptFrenzy 2013 o site continua no ar e tem uma extensa secção de artigos e recursos de escrita (em inglês) que podem ser muito úteis para guionistas de qualquer nível. O artigo sobre a formatação dos elementos básicos de um guião, por exemplo, é muito bem conseguido.

Dito isto, está disposto a aceitar o desafio do FrenesiDeEscrita?

Se estiver, poderá vir a ganhar…

Os prémios especiais do FrenesiDeEscrita

Contrariamente ao ScriptFrenzy, que não tinha prémios, o FrenesiDeEscrita vai ter três Prémios Especiais.

Para os atribuir irei ler as dez páginas iniciais dos guiões que forem escritos pelos leitores durante este desafio. Desses guiões irei selecionar os três que tiverem os inícios mais interessantes. O prémio será a oferta dos meus serviços como script doctor, sem qualquer custo, nesses três guiões.

O serviço de scrip doctoring incluirá uma leitura do guião, a avaliação dos seus pontos positivos e negativos, e uma pequena lista de sugestões de melhoramento. Será uma análise semelhante ao serviço que faço profissionalmente e pelo qual costumo cobrar centenas de euros.

Como participar no FrenesiDeEscrita

As regras são simples porque ninguém tem tempo para muitas complicações:

  1. Os guiões terão de ser originais e escritos apenas durante este período de trinta dias;
  2. Os autores poderão ser de qualquer nacionalidade, mas os guiões terão de ser em português;
  3. Para se inscrever basta deixar o seu nome nos Comentários no fim desta página, indicando a sua intenção de participar, e enviar o guião completo no dia 1 de Maio. Enviarei um email de confirmação a cada leitor que se inscrever.

Uma questão de honestidade

Sei perfeitamente que o “regulamento” minimalista deste FrenesiDeEscrita pode criar a tentação de inscrever um guião que já tenha sido escrito anteriormente, com vista a tentar ganhar um script doctoring de graça.

Mas estou disposto a confiar que isto não irá acontecer.

Quero crer na honestidade intrínseca de todas as pessoas, e especialmente dos leitores deste blogue, por isso acredito que irão inscrever apenas guiões escritos integralmente durante estes trinta dias.

Fazer três script doctorings vai-me ocupar muitas horas de trabalho não remunerado. A única coisa que peço em troca é que seja respeitada a primeira regra: Os guiões terão de ser originais e escritos apenas durante este período de trinta dias. Não é pedir muito, pois não?

Dito isto, mãos à obra. Abril já começou e não há tempo a perder.

Boas escritas e até breve.

Este ano não há ScriptFrenzy mas há o FrenesiDeEscrita + Três prémios especiais

Este Artigo Tem 76 Comentários

  1. rafael santos

    Uma boa iniciativa, eu alinho.
    Rafael Santos.

  2. patrícia proença

    Boa noite

    Estou interessada em participar no desafio FrenesiDeEscrita. Nunca escrevi um guião na vida, por isso presumo que me venha a sentir, no mínimo, perdida.
    O e-book gratuito parece-me uma excelente proposta.

    Patrícia Proença

  3. Victor Adriano

    Gostei da ideia, fiquei muito interessado em participar, principalmente pelo prêmio, além do mais é um mega incentivo.
    Victor Adriano Ramos.

  4. Andreia Roque

    Aqui confirmo a minha inscrição neste desafio:)

    Andreia

  5. Tiago Sousa

    Estou dentro, bela iniciativa .
    Tiago Sousa

  6. Tomás Fleck

    Confirmo minha participação nesse desafio.

    Tomás Fleck

  7. Pedro Ribeiro

    Ok João pode contar comigo, é incrivel mas eu estive muito emprerrado a ideias que já tinha tido, e bastou ter esta motivação e uma ideia original fez logo download na minha cabeça. Por isso, digo já obrigado. Vamos lá ver o que é que sai daqui a 1 de Maio.

  8. Miguel Santos

    Excelente desafio. Vamos a isso.

    Miguel Santos.

  9. Gonçalo Lopes

    Parabéns pela iniciativa.

    Vou participar…É uma oportunidade única.

  10. Fernando Guerreiro

    Vamos a isto. Nada melhor do que ter um desafio desta grandeza para puxar dos galões.

    Nunca escrevi um guião desta monta, apenas alguns para curtas.

    A ver o que sair.

    ‘Bora lá!

  11. Pedro Faria

    Boa iniciativa. Eu tambem vou tentar.

    Pedro

  12. Hugo

    Estou dentro!

  13. Renée Turpin

    Estou interessada, o meu nome é Renée

  14. Onildo Filho

    Quero participar do desafio. Já tenho algumas ideias.

  15. Luís Cunha

    Bem se eu já tinha a ideia para um argumento que acho dar uma boa história e inclusive já coloquei algumas questões de como faZer certas coisa…. Agora terei mesmo de passar da ideia para o papel “obrigatoriamente”. Com um incentivo destes… Era o que estava a precisar. Acabaram-se os adiamentos sucessivos.

    Alinho no concurso.

    Luís cunha

  16. Carla Lima

    Adoro desafios e gostava muito de participar neste :)

    Carla Lima

  17. Rafael Moura

    João, excelente iniciativa! Agradeço a oportunidade. Tenho algumas ideias para roteiro que não cheguei a desenvolver, embora tenha alguns apontamentos. Vou aproveitar o “Frenesi” e resgatá-las!

    Meu nome: Rafael Moura e estou participando do FrenesiDeEscrita!

  18. Tathianne

    Confirmo minha participação.

  19. Laíza Guedes

    Nunca escrevi um guião, pretendo fazer isso a tempos.
    Creio que esse proposta é um grande incentivo.

    Vou participar.

  20. César Augusto

    Muito bom! Quero participar.

    César Augusto

  21. Pedro Cadeira

    Belo desafio. Nunca terminei o Script Frenzy, mas vou tentar terminar o FrenesiDeEscrita, até pelo belo prémio.

    Pedro Cadeira

  22. Magno

    Aceito o desafio.
    Será meu primeiro guião.
    Seu site já me ensinou tanto que me sinto na obrigação de começar a por em prática.

  23. Cristina Susigan

    Oi João. Obrigada pelas dicas do seu site, ajudou-me com as aulas que dei de argumento. Claro que estou dentro…. Mais que alinhado. Cristina

  24. Moisés César Reis

    Vou me esforçar muito! Afinal quero me tornar escritor de vários gêneros, e um deles é o cinema! Já estou processando e escolhendo uma dentre dezenas de histórias que quero escrever!

  25. Eliezer Santos

    Grande desafio para quem está iniciando e quer se aprimorar. Vamos nessa!

  26. berni ferreira

    Desafio aceite :)

    bom trabalho para todos!

  27. Ivo Brito

    Excelente iniciativa!
    Vou participar neste “sprint”.

  28. Paulo H. de Aragão

    Ótima iniciativa!
    Dois anos atrás tentei o ScriptFrenzy… mas só escrevi umas 10(!) páginas. Vai que consigo com o FrenesiDeEscrita?
    Vale guião/roteiro de BD/HQ? No Frenzy valia…

  29. Mena d' Almeida

    Bela ideia!

    Vou tentar.

  30. Sagiev

    Entao ate dia 1 de Maio! Boa sorte pessoal. Divirtam.se!

  31. Fernanda M Barros

    Para participar basta escrever aqui? Então já está. Quero. Escrevi aqui. Agora é mãos à obra, imagino…

  32. Tito Pinto

    Eu queria participar.
    Ainda é possível?
    Cumprimentos.

    1. João Nunes

      Claro. Enquanto o mês de Abril estiver a decorrer pode entrar. Vou aceitar a sua inscrição.

  33. Gonçalo Lopes

    Excelente iniciativa. Vou participar.
    Gonçalo Lopes

  34. Manuel Morgado

    Olá João.

    Aceito o desafio. Vou tentar não falhar.

  35. Luca

    Ai que medo… ;).

  36. ang

    Que bela iniciativa,:-), também participo!

    ang m.

  37. Ivana Rowena

    UAU!!! Um desafio maravilhoso e muuuito estimulante. Mais do que prêmios em dinheiro todos precisamos é da avaliação de um script doctor experiente. Você teve uma ideia excelente ;)

  38. celia costa

    Excelente iniciativa!Conte comigo! Abraço!
    Célia Costa

  39. Daniel Carneiro

    Optima ideia! Alinho! Daniel Carneiro

  40. Rivendell

    Se aceitarem um pobre brasileiro. Aceito o desafio.

    Rivendell

    1. João Nunes

      Brasileiros, portugueses, marcianos; desde que o guião seja escrito em português é válido.

  41. Nélia

    Ena tantos!! Que grande iniciativa!
    Já não é a minha primeira vez nestas corridas e são cansativas mas muito muito recompensadoras. Mesmo que não se termine, temos um avanço de trabalho brutal!

    Contem comigo também.

  42. Tairan Freitas

    Estou dentro!

  43. Marco

    Também quero e vou participar! Ou pelo menos tentar! :) Conte comigo. Abraço.

  44. Rui Lopes

    Sim, quero compartilhar da proposta.
    Tenho uma idéia que me inquieta há algum tempo; mas estou sempre a protelar… e ela ali, cutucando, tomando forma em algum lugar de minha mente: começo,meio e fim; personagens e situações, pontos de virada, conceituação ética etc. etc. etc.É chegada a hora de “regurgitar” este roteiro, “seu” João!…

  45. Olga Resi

    Muito obrigada pelo desafio, João! E pela oportunidade! Aceito o desafio! Obrigado!

  46. Elizabeth Caldas

    Vou nessa!

  47. ZéReys

    Muito bom dia caro João, estarei me esforçando para com muito gosto participar de teu desafio…e que Deus me ajude!!!!!

    Grande abraço e muito obrigado pela oportunidade!
    Brasil, 02 de Abril.

    ZéReys – poeta do profundo.

  48. Cristina Queirós

    Boa tarde

    Vou participar nesse concurso.
    Obrigada pela iniciativa

  49. Joana Tiago

    Tenho plena consciência que estou a entrar num espaço de Titans. Depois de ler os comentários já deixados… Eu, que nao sou da area, nunca escrevi um guião e que sempre desconfiou do David e Golias.
    Mesmo assim, nao resisto!
    Aceito o desafio, posso entrar?

  50. Micheli

    Iniciativa fantástica!
    Desafio Aceito.

  51. Cristina Queirós

    Vou participar.
    Obrigada

  52. Daniel Cruz

    Pretendo participar no FrenesiDeEscrita.

    Obrigado,
    Daniel Cruz

  53. Onildo Filho

    Com as dicas que o João me mandou por e-mail já fiz a logline e encontrei 11 obstáculos para o protagonista (já tinha a ideia do roteiro há mais de 1 ano). Esse desafio está sendo ótimo. É o empurrão que faltava para eu arregaçar as mangas e começar. Amanhã continuo.

  54. Marcelo Félix

    Espero que possa contar com a minha inscrição.
    De qualquer modo, obrigado pela motivação!
    Marcelo Félix.

  55. Firmino Bernardo

    Também estou interessado. Cumprimentos.

  56. Roberto Giglio

    Vamos nessa. Vai ser interessante trabalhar contigo.
    abraços

  57. Isaac Caetano

    Excelente iniciativa.
    Se ainda me puder increver gostaria de participar.

    Isaac Caetano

  58. Lili Rio Branco

    Acho uma boa ideia e quero participar. Obrigada Lili Rio Branco

  59. Dominique Costa

    Bom desafio. Este ano ia participar no ScriptFrenzy, mas visto que não vai haver e este é português, então gostaria de participar.

    Dominique Costa

  60. Joel G. Gomes

    Ideias não faltam, o pior mesmo é o tempo. De qualquer modo, alinho.

  61. Gabriel Lima

    Ainda dá tempo de participar?

    Gabriel Lima

  62. Jessica Amaral

    Quero participar e dar o máximo de mim. :)

  63. Richardson Luz

    Ok, desafio aceito. Vou participar.

  64. auro bogar

    O fato de você ser o script doctor de três trabalhos já é um grande incentivo e prêmio.

  65. Thiago Duarte

    Gostei muito da proposta. Um grande estimulo pra ter ao menos o primeiro tratamento de um roteiro.

  66. silvio reis

    Parabéns pela iniciativa e o incentivo. Confirmo minha participação. Abraço.

Comments are closed.

Próximo ArtigoRead more articles

João Nunes

João Nunes é um autor, guionista e storyteller que gosta de ajudar os outros a contar as suas próprias estórias. Divide o seu tempo entre Angola, Brasil e Portugal e já escreveu mais de 3500 páginas de guiões produzidos de curtas e longas metragens, telefilmes e séries de televisão.