O Festival Guiões, uma iniciativa do meu amigo Luís Campos que agora chega à 10ª edição, anunciou a abertura do processo de candidaturas para as competições de guião que estão no seu cerne. A celebração de uma década promete uma edição 2024 com motivos adicionais de interesse.
Ainda não é conhecido o programa do Festival, que decorrerá lá mais para meio do ano, mas à semelhança dos anos anteriores deverá incluir inúmeras oficinas e palestras com guionistas, realizadores e autores de língua portuguesa, todas de grande interesse.
As competições
O que se sabe, desde já, é que continuará a haver três competições principais. Já fiz parte do júri numa edição anterior, por isso posso comprovar do profissionalismo e seriedade de todo o processo:
- A COMPETIÇÃO LONGAS, direccionada para guionistas/roteiristas que procuram produtoras/distribuidoras para os seus Guiões/Roteiros de Longa-Metragem, com duração igual ou superior a 50 páginas A4;
- A COMPETIÇÃO – PILOTOS DE SÉRIES, direccionada para roteiristas que procuram produtoras/distribuidoras para os seus Guiões/Roteiros de Piloto de Série de Televisão, com duração igual ou superior a 20 páginas A4.
- E a PT CO-PROD, direccionada para produtoras que procuram agentes de vendas, programadores, distribuidores ou co-produtores internacionais para projetos de Longa-Metragem ou de Série de Televisão em desenvolvimento e/ou pós-produção/finalização.
As três competições estão abertas a todos os autores de língua portuguesa, tanto de Portugal e Brasil como dos PALOPs.
Em cada uma das duas Competições de Guião/Roteiro (Longas Metragens e Pilotos de Séries) serão seleccionados 5 finalistas para participação no Festival.
Estas obras terão direito a ser apresentadas em sessões de pitch em Língua Portuguesa, com o objetivo de ligar os guionistas/roteiristas com produtoras e distribuidoras de Países de Língua Portuguesa.
Além disso, serão atribuídos prémios (ainda por definir) aos vencedores de cada categoria.
Na secção PT CO-PROD também serão seleccionados projetos para apresentação em primeira mão no Festival. Neste caso, as sessões de pitch serão em Língua Inglesa, pois o seu objectivo é ligar os autores/produtores dos projetos com diversos tipos de investidores internacionais, de forma a estimular a internacionalização das obras.
Os melhores projetos desta competição receberão também prémios da organização.
Serviço de feedback
Um aspecto interessante das competições de guião é que os participantes, no momento da inscrição, podem solicitar, por um valor adicional, um Relatório de Feedback (avaliação e crítica) feito por profissionais.
O valor deste serviço, de 100€, é muito convidativo e pode ser um motivo adicional de participação.
Note-se que o pagamento desse valor adicional não terá qualquer influência na classificação do guião nas competições; são processos e serviços paralelos mas totalmente independentes.
Para conhecer o Regulamento das competições, consulte esta página.
Para saber mais sobre o Festival e o processo de candidaturas, e iniciar a sua inscrição, visite a página oficial.